quarta-feira, 21 de outubro de 2015

NOTA DR JEFFERSON SANTANA

Jefferson SantanaO todo pela parte, a parte pelo todo”
Amigos e colegas advogados, comunico a Todos que estou desistindo do pleito eleitoral da OAB, os motivos são vários, onde utilizo esse meio para deixar tudo transparente.
Há pouco tempo, através de um advogado interlocutor de Fortaleza, ocorreu algo, até certo ponto, improvável, o êxito na unificação das oposições na Subseção do Crato. Na oportunidade, assim como a Parte contrária, apoiaríamos o mesmo candidato “MM”, que não é o chocolate, apoiado pelo “V”, que pode ser o de Vingança. Nesta unificação, ficou determinado que a minha pessoa disputaria a presidência da Subseção, enquanto o Dr. Alcântara Matos teria uma vaga garantida na chapa do Conselho da Seccional.
Posteriormente, o Dr. “V”, em uma reunião ocorrida em Fortaleza, garantiu-me a paridade das campanhas da Subseção. Onde ambas seriam tratadas com uniformidade, possibilitando uma disputa realmente igualitária. O que na prática não foi cumprido, pois sequer foi chamado para a sessão de fotos oficiais da campanha, que ocorreu no sábado passado (17/10).
Após esse acontecimento de tamanha indignação, praticamente nos foi dada a opção: ou seguiríamos com a campanha local à presidência da Subseção, ou garantiríamos a vaga ao Conselho Seccional. Neste momento, passei a pensar no Todo. Vislumbrei um cenário onde a Subseção não deixaria de ter um presidente, contudo, a presença de um, ou mais um, Conselheiro seria de suma importância para o fortalecimento da Subseção do Crato, podendo se tornar uma das Subseções com maior representatividade. Então, mesmo não sendo consenso entre os apoiadores, resolvi por retirar minha candidatura, como forma de garantir a vaga de Conselheiro Seccional na chapa encabeçada pelo candidato “MM”, vaga esta que seria ocupada pelo Dr. Alcântara Matos.
No domingo (18/10), em uma ligação telefônica, as 18h27min, recebemos a confirmação, onde, com a retirada da minha candidatura, ficou garantida a vaga de Conselheiro Seccional. Apesar de não ser candidato, fiquei feliz por teríamos uma Subseção pacífica, sem disputa eleitoral, e possivelmente com dois conselheiros para nos representar perante a Seccional.
Foi quando na segunda-feira (19/10), fui surpreendido com a informação que a Parte contrária da Subseção estaria, em uma atitude de birra infantil, boicotando o nome de Dr. Alcântara Matos para vaga de Conselheiro. O que efetivamente se concretizou no dia de ontem (20/10).
Vejam a que ponto chegamos, interesses pessoais ou de pequena Parte do Todo, impossibilitou que a Subseção do Crato tivesse mais um Conselheiro Seccional. Ou seja, interesses pessoais impediram claramente o fortalecimento da nossa Subseção.
Mas o que me deixa mais tranquilizado é que “a Parte sem o Todo não é Parte”. Nossa OAB é, e sempre foi, muito maior.
Diante de acontecimentos tão mesquinhos, covardes e traiçoeiros resolvi por me ausentar dessa forma de disputa maléfica ao nosso fortalecimento profissional, pois vai na contramão dos meus conceitos éticos e morais, onde prefiro ser o traído, a ser o traidor. O tempo inteiro tive o claro objetivo de fortalecer nossa Subseção.
A Parte, desfrutem o saboroso sabor da vitória, pois a mim resta desfrutar o majestoso banquete da consciência limpa.
Um forte abraço a Todos e as Partes.
Respeitosamente;
José Jefferson Campos de Santana
Advogado. OAB/CE 20.824
Trechos adaptados do poema de Gregório de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário