segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pesca do atum será estimulada no Estado

O Ceará tem potencial para desenvolver a atividade visto que, além de possuir um litoral extenso, conta com indústria de processamento de atum e sardinha
A escassez hídrica causada pela seca é um problema constante na vida dos cearenses, sobretudo do Interior do Estado, que dependem da agricultura para sobreviver. Uma outra atividades, no entanto, já está sendo vista como forma de ajudar a diminuir a dependência econômica e social da água da chuva: a pesca do atum. A atividade vem sendo realizada por pescadores lagosteiros que, diante da redução dos estoques de lagosta no mar, adaptaram suas embarcações e passaram a pescar atum.
Como forma de estimular a prática, entidades ligadas ao setor pesqueiro elaboram, juntamente com órgãos públicos, um plano de desenvolvimento para a pesca de atum no Ceará.
Potencial
Segundo o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Euvaldo Bringel, o Brasil tem uma cota para a exportação do atum, mas não consegue atingi-la por falta de produção. O Ceará, nesse sentido, tem grande potencial para desenvolver a atividade visto que, além de possuir um litoral extenso, já tem uma indústria de processamento de atum e sardinha instalada no município de São Gonçalo do Amarante. A Crusoe Foods, de origem espanhola, é uma das maiores indústrias no setor de pescado.
"Temos abundância de atum, um litoral extenso, com quase 600km de costa, e uma indústria montada no Estado com capacidade para exportação", afirmou Bringel. "Já é natural a cultura da pesca no Ceará. Só falta juntar todos esses fatores".
A pesca do atum é realizada em alto-mar e a espécie está disponível em toda a costa cearense. Camocim e Itarema são os municípios que mais realizam a atividade no Estado.
Oportunidade
Com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do atum e debater estratégias para o setor, o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realiza hoje e amanhã o 1º Seminário sobre a Pesca do Atum - Uma Oportunidade para o Ceará. A abertura do evento acontece às 8h, no auditório da vice-governadoria do Palácio Iracema.
Durante o encontro que reúne pescadores, armadores, órgãos públicos, comunidade científica e entidades ligadas ao setor pesqueiro, serão apresentados quatro projetos para o Plano de Desenvolvimento da Pesca do Atum no Ceará. Ao fim da conferência, serão reunidos elementos das diversas propostas para a conclusão do documento. "Queremos juntar as iniciativas que já temos no Ceará para concluir o projeto", disse Bringel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário