domingo, 11 de outubro de 2015

Procissões marcam festas

015
Sob títulos diferentes, mas representando a mesma divindade para os cristãos católicos, a mãe de Jesus, Maria, é motivo de comemoração nos próximos dois dias na capital do Estado do Ceará. Em momento de fé e devoção dedicadas à santa considerada principal protetora do Brasil, fiéis em todo o País mantêm, amanhã, a tradição de quase três séculos celebrando o Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Em Fortaleza, a paróquia que leva o nome da padroeira da nação, localizada no bairro Montese, realiza todos os anos o novenário e a festa em comemoração à santa.
A paróquia celebrará, neste dia 12, oito missas. Elas acontecerão às 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 15h30, 16h30 (procissão), sendo a última delas às 18h30, após a caminhada, para a qual a organização espera cerca de 30 mil pessoas.
Em 2014, a procissão reuniu aproximadamente 27 mil pessoas. O tema desta 57° edição é "Com Maria, em Jesus, chegaremos à glória". A novena aconteceu diariamente todas as noites. Hoje, no último dia, ela terá início às 18h, seguida da celebração eucarística às 19h.
Temática
O pároco Gabriel Brilhante explica que o tema para a festa deste ano remete à certeza de que os fiéis devem ter fé na ressurreição e na glória de Deus. "Nós somos conduzidos por Maria a Jesus, que nos leva ao Pai Eterno. DFevemos ter a certeza da vida eterna", disse.
Na Praia do Futuro, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida também comemora a data com novenas e missas todos os dias até a próxima segunda-feira (12), iniciando a partir das 19h. No dia da padroeira, também haverá uma procissão que sairá da capela de São Francisco, no Serviluz, com destino à paróquia, a partir das 17h30.
Fátima
No dia 13, comemoram-se os 98 anos da última aparição de Nossa Senhora de Fátima a três crianças em Portugal. A Igreja de Fátima, em Fortaleza, celebrará missas durante todo o dia. Para organizar o fluxo de veículos, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), terá 80 agentes na região a partir das 5h.
A partir das 17h está prevista a interdição provisória do cruzamento das vias Major Facundo e Duque de Caxias. A procissão, com previsão de início para as 18h, seguirá da Igreja do Carmo até a Igreja de Fátima, passando pelas ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e Avenida 13 de Maio.
Durante a missa campal, após a procissão, a 13 de Maio será bloqueada nos dois sentidos, entre a Rua Jaime Benévolo e o viaduto da Aguanambi. A AMC orienta que os desvios sejam feitos pela Av. Luciano Carneiro e Rua Mário Mamede (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da Av. Aguanambi e Av. Eduardo Girão (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).
Histórias
A história da Nossa Senhora de Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, iniciou em 1717, quando três pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba, no interior de São Paulo. Sem conseguir peixe, eles acabaram encontrando no rio, separadamente, a cabeça e o corpo da estátua da Imaculada Conceição. Em seguida, peixes surgiram em abundância. A partir daí, vários outros milagres ocorridos na região passaram a ser atribuídos à santa.
Já a crença em Nossa Senhora de Fátima iniciou quando da aparição da santa a três crianças pastoras em Portugal. As visões aconteceram durante seis meses, no mesmo dia e lugar, tendo Nossa Senhora revelado três segredos às crianças. Fortaleza possui a maior estátua em alusão à santa, com 15 metros, em frente à Igreja de Fátima, do artista plástico Franciner Macário Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário