Ipu. Os setores de comércio e serviços são responsáveis por gerar 95,2% dos postos de trabalho neste Município, localizado na Macrorregião do Litoral Oeste / Ibiapaba, distante 257Km de Fortaleza. Reconhecendo a importância da atividade, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipu desenvolve uma série de ações de capacitação, estímulo e informação para empresários e colaboradores das empresas associadas à instituição.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Negócio (Sebrae) e Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Ipu, a CDL vem realizando uma bateria de cursos voltados para empresários e colaboradores. O presidente da CDL do município, Sebastião Filho, acredita na informação como ferramenta para driblar a crise e também estimular os empresários a buscar novos caminhos de atuação da entidade.
Continuidade
De acordo com o gestor, nesta semana está sendo realizado, até sexta-feira, dia 27, o curso Vender Mais e Melhor. Já em dezembro, os empresários aumentarão seus conhecimentos em Gestão de Pessoas. A programação de cursos continua em 2016. Serão dez cursos ao longo do ano, alguns com um enfoque específico: capacitar os empresários para realizar negócios por meio da Internet.
"Verificamos que a Internet é uma ótima vitrine para os nossos produtos e estamos empenhados em capacitar nossos comerciantes para também atender os clientes por meio desse canal", explica Sebastião Filho. "Diante do momento de crise que estamos enfrentando, buscamos a superação por meio da informação. Os cursos oferecidos expandem a visão dos empresários e colaboradores e gera novos negócios, investimentos e inovação. A informação tem sido uma importante estratégia adotada pela CDL de Ipu", afirma.
Os cursos já começam a apresentar resultados. "Enquanto empresário, defendo que é sempre bom e necessário adquirir conhecimento. Entramos em contato com novas possibilidades e também nos atualizamos sobre crédito, estoque, cobrança e atendimento. Em relação aos funcionários, já comecei a notar uma mudança de comportamento e na forma de trabalhar, além de poder sempre discutir e trocar ideias", afirma o empresário Lucélio Linhares, proprietário de uma loja local de material de construção.
Prêmios
Cerca de 25 empresas já estão organizadas e preparadas para receber os clientes para as compras de fim de ano em Ipu. Esses empreendimentos são participantes da promoção Natal de Prêmios, organizada pela CDL de Ipu, que vai sortear eletrodomésticos e brindes aos consumidores que fizerem compras acima de R$ 20.
O sorteio será realizado no dia 20 de janeiro, data em que a cidade também festeja São Sebastião, padroeiro do Município. Questionado sobre a expectativa para a promoção, o empresário Lucílio Linhares vê o valor mínimo para participar da campanha como um incentivo a mais e aposta no sucesso dessa edição da campanha.
Além do Natal de Prêmios, em dezembro será realizada a Confraternização do Comércio Ipuense. O evento, marcado para o dia 10 de dezembro, a partir das 19 horas, no Casa Verde, vai reunir toda a classe empresarial de Ipu, em um momento de descontração e troca de experiências. Na ocasião, também será entregue o Troféu CDL, que vai homenagear três categorias: o empresário, a empresária e a personalidade do ano.
Buscar a melhoria das condições para o comércio se desenvolver também é um dos principais pontos de atuação da CDL de Ipu. Para isso, estão sendo realizadas reuniões entre a instituição e a Prefeitura Municipal, a fim de melhorar a condição estrutural do Centro e organizar o trânsito na cidade, possibilitando, assim, um melhor deslocamento para empresários, colaboradores e clientes.
A Prefeitura de Ipu e os comerciantes da cidade também estão recebendo mais informações para concretizar negócios. A CDL estimula a gestão municipal a fazer negócio com os pequenos produtores locais e esclarece aos comerciantes sobre os trâmites necessários para oferecerem seus produtos.
A distribuição de energia tem sido pauta de reuniões entre a Coelce e CDL. No último dia 12, foi realizada uma nova reunião onde os representantes da distribuidora de energia informaram aos empresários o que está sendo planejado e executado para melhorar esse serviço para as áreas rural e urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário