No Cariri, onde é comum o plantio de milho e feijão, os agricultores começam a investir no cultivo da cebola branca ou portuguesa. Atualmente, o item comercializado em toda região é oriundo do Vale do São Francisco, de cidades como Petrolina, Juazeiro do Bahia e Cabrobó. Por semana, são comercializadas mais de 10 toneladas do produto, gerando renda para agricultores do Pernambuco e da Bahia. Mas essa realidade pode mudar nos próximos anos, pois já tem agricultor caririense investindo no cultivo da cebola.
No sítio São Gonçalo, zona rural de Juazeiro do Norte, seu José Cornélio da Silva é um dos pioneiros na plantação de cebola branca na região. “O meu irmão planta cebola lá na Bahia e acabou estimulando que eu plantasse aqui também. Ao contrário de outras culturas, a cebola traz uma boa renda e não dá tanto trabalho para ser cultivada. O tempo gasto para a semeadura, preparo do solo, plantio e colheita é estimado entre 90 e 120 dias. Quando não tem muito produto no mercado, a gente chega a vender o saco com 20kg por R$80”, relata seu José Cornélio.
Em 2016, o agricultor diz que vai investir ainda mais nesse tipo de cultura. “Esse ano, eu comecei o plantio tarde para fazer um teste. Em dezembro, estarei colhendo essa roça e, após a secagem, a gente já começa a preparar a terra para o próximo ano. A nossa expectativa é de conseguir fechar bons negócios. Já comecei a especular com alguns vendedores e já tenho alguns compradores para o produto. A cebola vem para reforçar a nossa renda”, diz seu José.
O gerente local da Ematerce em Juazeiro, Sérgio Linhares, diz que o Cariri tem clima e solo favoráveis ao plantio. “Os agricultores que estão acostumados a plantar outras culturas deveriam investir na cebola. Em muitas propriedades, temos solo arenoso/argiloso e rico em matéria orgânica que favorece o cultivo desse item. É preciso diversificar o plantio em busca de ampliar a renda familiar. A Ematerce está à disposição de todos para esclarecer as dúvidas e oferecer capacitação”, explica Sérgio Linhares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário