segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Novo Bicicletar será lançado para aumentar a integração

A iniciativa propõe que usuários possam pegar bicicletas nos termais e, inclusive, pernoitar com elas, o que irá facilitar o trajeto para o trabalho ( FOTO: KIKO SILVA )
Depois de completar um ano de existência no último dia 15, o Bicicletar, sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, ganhará, no próximo ano, um formato diferenciado. Ao contrário do programa original, voltado para viagens curtas, o novo projeto em desenvolvimento pela Prefeitura Municipal, batizado, a princípio, de Bicicletar Social, pretende facilitar a integração entre o modal e os coletivos, permitindo que os usuários retirem as bicicletas em estações nos terminais de ônibus e passem parte do dia com o transporte.
Segundo Luiz Alberto Saboia, secretário Executivo de Conservação e Serviços Públicos e coordenador do Plano de Ações Imediatas em Trânsito e Transporte de Fortaleza (Paitt), a ideia da nova versão do sistema é atender ao público que realiza viagens pendulares diariamente utilizando o transporte coletivo e necessita da bicicleta para fazer o trajeto entre o terminal e a casa ou o terminal e o trabalho, por exemplo. De acordo com ele, o acesso será gratuito para as passageiros que possuírem Bilhete Único. "O usuário vai poder permanecer bem mais de uma hora com a bicicleta. Ainda estamos definindo o tempo, mas pensamos em algo em torno de 12 horas", afirma Sabóia.
"A lógica é que, se a pessoa volta para casa do trabalho usando o ônibus, quando descer no terminal, pode pegar uma bicicleta, pedalar até chegar em casa e pernoitar com ela, devolvendo no outro dia. Quando for para o trabalho, pode retirar a bicicleta no terminal, ficar com ela nesse período e só devolver à estação quando retornar", completa o coordenador do Paitt.
Estações
Conforme ele, de início, as estações devem ser instaladas nos sete terminais. Depois, serão estendidas para os pontos de ônibus com maior fluxo de passageiros. Diferentemente do Bicicletar, cada ponto deverá disponibilizar cerca de 50 bicicletas.
Saboia afirma que o projeto está em fase de planejamento, mas a expectativa da Prefeitura é que o edital de chamada pública para patrocinadores seja lançado em janeiro ou, no mais tardar, na primeira quinzena de fevereiro. "Uma vez que tivermos o vencedor, em até 90 dias iniciaremos as atividades", diz.
O coordenador destaca que a viabilidade do sistema depende do apoio da iniciativa privada, por isso, antes da publicação do edital, a Prefeitura deve se reunir com representantes dos setores comercial e industrial para apresentar o projeto.
Ele ressalta que o Bicicletar Social será um importante passo para a integração eficaz entre modais na Capital. "Hoje já existe integração do Bicicletar com os ônibus, mas para viagens curtas. O Bicicletar Social representa um avanço e complementa o sistema original", ressalta.
Neste mês, o Bicicletar completou um ano de implantação atingindo as marcas de mais de 574 mil viagens, 600 bicicletas e 60 estações instaladas em bairros como Aldeota, Fátima, Parquelândia, Benfica, Rodolfo Teófilo, Monte Castelo e outros.
Atualmente, são 100 mil usuários cadastrados, 76% utilizam o sistema com Bilhete Único. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em média, são registradas 2.690 viagens diariamente durante a semana, fazendo com que o Bicicletar seja um dos sistemas de bicicletas compartilhadas mais utilizados do Brasil.
Saiba mais
1. O Bicicletar Social será gratuito para passageiros com Bilhete Único
2. As estações devem ser instaladas nos sete terminais da Capital
3. Em etapa posterior, as estações serão estendidas a pontos de ônibus com maior fluxo de passageiros
4. Cada ponto de retirada deverá disponibilizar cerca de 50 bicicletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário