Faltando menos de um ano para as eleições municipais, partidos políticos já se preparam para as disputas que, na prática, começam bem antes do processo oficial. No Ceará, as siglas realizam encontros regionais, onde, a partir dos debates locais, preparam o programa a ser adotado posteriormente. A estratégia está sendo usada por PSDB, PMDB, PROS e PSB.
Vice-presidente regional do PMDB, Gaudêncio Lucena, que também é vice-prefeito de Fortaleza, afirma que em 2015 foram feito cinco encontros regionais. "Esses encontros nada mais são do que uma conversa franca, cara a cara com nossos correligionários, oxigenando o PMDB para eleições que se aproximam.
A relação entre Gaudêncio e Roberto Cláudio está rompida após as disputas para o Governo do Estado em 2014, quando houve acirramento entre o PMDB e o PROS, partido a que Roberto fazia parte até setembro, quando se filiou ao PDT. Segundo o peemedebista, a intenção do partido é apresentar candidatura própria à Prefeitura da Capital em 2016. "No que diz respeito a pré-candidatos, temos um grande quadro", destaca.
Nos municípios em que os prefeitos participaram da coligação que apoiou a candidatura de Eunício Oliveira, presidente regional do PMDB, ao Governo do Estado, Gaudêncio avisa que a parceria será respeitada. "Se esses partidos tiverem em seu quadro o melhor avaliado, ele será o candidato e o segundo concorrerá como vice. Somente por esse motivo não teremos candidatos próprios em todos os municípios", informa.
O grupo de Cid Gomes se filiou ao PDT, o que ocasionou a saída de Heitor Férrer. Em 2012, ele foi o terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de Fortaleza e chegou a questionar as pesquisas eleitorais por não ter ido para o segundo turno, disputado à época pelo atual prefeito Roberto Cláudio e pelo deputado estadual Elmano Freitas (PT).
Experiência
Em sua nova casa, o PSB, Heitor é declarado pré-candidato para as disputas. Segundo o presidente da sigla no Ceará, deputado Danilo Forte, a liderança constituída pela experiência de Heitor Férrer o credencia para o pleito.
"Por ser médico, ele acumula respeito e conhecimento especialmente em uma das áreas que mais necessitam de atenção, que é a saúde". De acordo com Danilo, o partido realizará seminários pelo Estado para debater outros temas como segurança, mobilidade e educação. "Vamos ouvir as pessoas para construir programas municipais de acordo com a necessidade local".
O PSDB está presente hoje em 162 municípios por meio de seus diretórios e comissões. "Já realizamos os seminários e agora passaremos para a próxima etapa, que é definir quem os pré-candidatos. Se não for possível estar em todos os municípios, queremos estar presentes nos maiores. E isso inclui Fortaleza".
Em Fortaleza, Pontes enumera como pré-candidatos os deputados Raimundo Gomes de Matos e Carlos Matos e os médicos Fernando Façanha e Mayra Pinheiro, presidente do Sindicato dos Médicos do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário