terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Professores cobram na Prefeitura salários atrasados

professores2
professores2Foto: Laece Oliveira
Nesta manhã de segunda-feira, dia 21, um grupo de professores da rede municipal de ensino, liderado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, representado pelo presidente Erialdo Abrahão, esteve na Prefeitura de Várzea Alegre protestando e cobrando o pagamento de salários atrasados referentes ao mês de novembro deste ano.
Os professores foram recebidos pelo Tesoureiro, Luiz Hélio e pela Chefe de Gabinete, Adriana Suaid.
Segundo o presidente do SSPMVA, há atrasos nos salários de novembro dos servidores da saúde e da educação.
Em assembleia realizada nesta manhã, os servidores em questão tiraram indicativo de greve e os professores, cerca de 200, decidiram cobrar na Prefeitura seus salários atrasados.
Erialdo disse que o que tem ouvido da Prefeitura não é nada promissor e considera a situação do município um caos, afirmando que o Sindicato está de olhos abertos quanto à questão salarial, e que usará de força e habilidade para reverter esse quadro. Ele destacou que o SSPVA está aberto ao diálogo.
A chefe de gabinete da Prefeitura, Adriana Suaid, disse que entende a situação, e inclusive a considera constrangedora, mas que o fato se dá em razão da queda de receitas da Prefeitura, que tem recebido cada vez menos repasses da União.
Ela pontuou que os recursos da Educação e Saúde vinham sendo completados com recursos do fundo geral, mas que, neste período, devido ao pagamento do 13º salário dos servidores, não deu para fazer essa complementação.
Adriana Suaid disse também que a prioridade de gestão do prefeito Vanderlei Freire (PSD), é os servidores, com todos os esforços concentrados em pagar os salários em dia. Ela explicou que não há uma data definida para realizar o pagamento, mas que, logo que a verba seja completada, os servidores que cobram seus salários os receberão.
A chefe de gabinete disse ainda que foram informados os valores dos quais o Município dispõe e que a situação financeira da Prefeitura pode ser conferida no Portal da Transparência.
O prefeito Vanderlei Freire (PSD), informou à nossa reportagem que seu governo vem realizando todos os esforços para manter o pagamento dos servidores, mas que, a crise realmente chega mais forte neste momento no qual as receitas são insuficientes para cumprir com essa meta.
Adriana Suaid explicou também que a Prefeitura já efetuou vários cortes de despesas e ainda assim, a queda de receitas, torna o momento complicado, esvaziando os cofres públicos e provocando essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário