terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Chuvas vestem sertão de verde

No Cariri cearense, as últimas precipitações fizeram ressurgir a cachoeira de Missão Velha, conhecida por sua beleza natural ( Foto: André Costa )
Iguatu. Três açudes sangrando, rios cheios e o espetáculo da Cachoeira de Missão Velha, no Sul do Ceará são resultado das intensas chuvas que banham várias regiões do Estado nesta segunda quinzena de janeiro. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, das 7h de domingo às 7h de ontem, chuva em 157 municípios. As cinco maiores foram em Pindoretama, 97mm; Tauá, 89mm; Mombaça, 88.2mm; Icapuí, 85.7mm; e Fortaleza, 78.8mm.
No Cariri cearense, as últimas precipitações fizeram ressurgir a cachoeira de Missão Velha, conhecida por sua beleza natural. Predominantemente seca ao longo do ano, o espetáculo da cheia e da queda d'água de 12 metros atrai moradores e visitantes desde o domingo passado. A água escorre para o Rio Salgado, tornando-se um atrativo natural, no período chuvoso.
Neste domingo, mais uma vez, a região dos Inhamuns foi beneficiada com chuvas acima de 50mm. Em Tauá foram 89mm; em Arneiroz, 71mm; e em Aiuaba, 64mm. Os Sertões de Crateús e o Cariri também tiveram chuvas de até 50mm.
Os agricultores estão animados com a água que favorece o plantio de sequeiro dos grãos (milho e feijão). "Não podemos esperar, temos que plantar para aproveitar as primeiras chuvas", disse o agricultor Alberto Lima, da localidade de Trussu, zona rural de Acopiara. Ao lado da esposa, ele fez o cultivo de um hectare de milho. "Se Deus quiser, as chuvas vão continuar e teremos uma boa safra".
PP
Nos últimos quatro anos, houve frustração de safra. Mas, as chuvas de pré-estação, verificadas a partir da segunda quinzena deste mês, já contribuiram para elevar o nível de alguns reservatórios. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão sangrando três: Caldeirões, em Saboeiro; Trici, em Tauá; e Colina, em Quiterianópolis.
O Rio Jaguaribe foi um dos mais beneficiados com as chuvas caídas na região dos Inhamuns. Há cheia a partir de Tauá até Iguatu, na região Centro-Sul. Dezenas de pequenas barragens no leito do rio transbordaram. Mas, no geral, a situação ainda é crítica, pois o nível dos açudes é 12,5% (chegou a 11,8%) e 131 estão com menos de 30%.
Para hoje, a Funceme prevê possibilidade de chuva na faixa litorânea. No decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas no Litoral Norte e Ibiapaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário