sábado, 2 de janeiro de 2016

Fé e esperança no Interior do Ceará

Juazeiro do Norte / Aracati / Iguatu O ano chegou com festa no Cariri. Num dos pontos mais altos da região, a fé ganhou destaque com acompanhamento de show pirotécnico. Na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, pela primeira vez, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de vivenciar um show pirotécnico com duração de oito minutos. O contraste do colorido dos fogos com o branco do monumento do Padre Cícero e o céu escuro deram o tom da beleza dos breves momentos da entrada do ano. De diversas partes da região foi possível visualizar o espetáculo.
No local, foi realizada missa antes da celebração da entrada do Ano-Novo. Os turistas, romeiros e caririenses aproveitaram os últimos momentos de 2015 para saudar com fé e fazer novos pedidos para 2016. O brinde em família também foi compartilhado com a alegria de festejar, na ocasião.
1
A juazeirense Maria da Conceição, como faz todos os anos, foi ao Horto rezar e pedir paz ao mundo. Para ela, é de grande importância entrar o ano rezando por dias melhores, por uma vida melhor para as pessoas. E leva junto a imagem de Jesus Cristo. O vestido é um manto azul com terços e rosários no pescoço. "A fé é a grande salvação da humanidade. É uma alegria imensa passar esse momento aqui perto do Padre Cícero", disse Conceição.
Para o ex-administrador do Horto, o padre salesiano José Venturelli, é um momento muito especial para passar num dos lugares mais altos da região. As pessoas têm a oportunidade contemplar do local uma vista panorâmica do Cariri, com os fogos comemorativos por toda a parte. Ele ainda destacou que, neste ano, para os romeiros do Padre Cícero, se tornou bem especial, por contar com a reconciliação histórica da Igreja com o Padre Cícero. "Fez com que mais pessoas despertassem para ir ao local", afirmou.
Para o padre, por ser o primeiro de uma comemoração mais intensa, é possível que a cada fim de ano aumente a participação das pessoas no local e se torne um dos referenciais na entrada de um novo ciclo.
Festas em clubes, hotéis e restaurantes ocorreram durante a noite da virada. Além disso, o clima ficou bem ameno na região, com chuvas em algumas cidades, a exemplo de Barbalha e Crato, e uma pequena neblina, em Juazeiro do Norte e outras localidades.
Para a dona de casa Iaci de Sousa Lima, estar num dos lugares mais visitados na região, podendo contemplar o Cariri e ter um espetáculo de fogos é muito importante. Para ela, o Horto é um local onde muitas pessoas podem se reunir para pedir por um novo ano de boas realizações. Mesmo sendo a primeira vez que contemplou o show pirotécnico, afirma que deve haver mais investimentos para incrementar a festa no espaço, que deverá atrair mais turistas no próximo ano.
Praia
Já na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Litoral Leste, houve quem tivesse fôlego para esticar até a areia e assistir ao surgimento dos primeiros raios de sol de 2016. Após noite de intensa festa e com a Broadway lotada, pular as sete ondas para trazer sorte no novo ano ou tomar um belo banho de mar foi tarefa obrigatória após a noite festiva.
O céu da véspera estava para Canoa Quebrada com o seu símbolo (a lua e a estrela) iluminando a noite. Shows de forró e reggae animaram a noite em palco montado na praça. Na Broadway, os bares davam um tom eletrônico à noite. Quem foi pela primeira vez aprovou, mas reclamou da falta de estrutura para suportar tanta gente. "É muito lotado, as ruas são muito apertadas pra grande quantidade de pessoas que passam por aqui hoje. Mas tá bom, vai dar pra ver os fogos", disse o estudante Gabriel Costa, que foi com amigos pela primeira vez passar Réveillon em Aracati.
Segundo o presidente da Associação de Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), Ruy Barbosa, esta foi a 12ª edição da festa, promovida pelos empresários locais em parceria com a Prefeitura. Durante o feriado, de acordo com ele, pelo menos 50 mil pessoas devem passar por Canoa para curtir a praias e os bares. A segurança neste ano foi reforçada, para dar mais tranquilidade aos turistas.
A cabeleireira Ingrid Lima é frequentadora assídua de Canoa há três eventos e ela aproveita o momento para renovar os desejos positivos para o novo ano. "Estar aqui é sempre bom. Tem o mar que eu adoro, os fogos, shows. Só espero que este ano que está chegando seja bom, com paz pra todos, porque estamos precisando", afirmou.
Oração
Cerca de três mil pessoas comemoraram a chegada de 2016 na Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana, na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. A tradição foi mantida e um grupo de católicos participou da celebração de missa campal, adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida pelo padre Carlos Roberto Alencar.
A missa termina na virada no ano, com a bênção aos fiéis à meia-noite e a queima de fogos, sob o patrocínio da Prefeitura de Iguatu. A cada ano, vem diminuindo o número de pessoas presentes à celebração, que começa às 22h30. A maioria prefere a confraternização em casa de amigos e parentes. O padre Roberto Alencar falou sobre o Ano da Misericórdia, o perdão, o amor, a paz e a fraternidade entre as pessoas. "Vamos perdoar, pedir bênçãos", assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário