O terceiro fim de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza deu sequência aos festejos que têm acontecido em vários pontos da cidade ao longo deste mês, como Praia de Iracema, Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, Praça do Ferreira e Benfica, mas também contou com histórias especiais.
Neste sábado, no Camaleões da Vila, por exemplo, uma ala inteira do bloco reuniu cerca de 20 pessoas que venceram o câncer, além de seus respectivos familiares. Esbanjando felicidade e ostentando cartazes sobre a importância da prevenção, os foliões mostraram que a festa na rua fica ainda mais bonita se trata da celebração de uma vitória na vida.
"Hoje posso dizer que venci completamente o câncer, pois terei alta agora em fevereiro, após quase sete anos de luta. Não há motivo melhor para fazer deste Pré-Carnaval uma verdadeira festa", disse a servidora pública Eliane França, que descobriu o tumor na mama em 2009, depois de uma cirurgia no mamilo. "A prevenção é o melhor caminho, além do otimismo. O conselho que dou é não se abater, pois mente sã é corpo são", comentou Eliane.
O Camaleões da Vila, aliás, foi o primeiro bloco a se apresentar ontem na Praia de Iracema, fazendo o percurso entre a Caixa Cultural Fortaleza e o Aterrinho da Praia de Iracema. A propósito, o lema deste ano foi "quem procura, cura", fazendo alusão às pessoas que lutam contra a doença.
Segundo o presidente do bloco, Tiago Nóbrega, as cores oficiais da bateria, que são verde e branco, foram substituídas por rosa, azul e dourado, em referência aos cânceres de mama, próstata e infantil, respectivamente. "O nosso objetivo é conscientizar", destacou.
Folia e fantasia
Além do Camaleões da Vila, a Praia de Iracema também recebeu ontem os desfiles dos blocos Baqueta e Unidos da Cachorra, que fizeram a festa das centenas de pessoas que foram prestigiar a folia. O primeiro entrou às 17h30, transformando a rua em um verdadeiro mar azul de gente. Na sequência, às 18 horas, o tradicional Unidos da Cachorra encerrou com chave de ouro mais um dia de Pré-Carnaval, com direito a participação especial de Waldonys, no palco montado no Aterrinho, em uma mistura de samba e forró que agitou os foliões.
Assim como nos últimos fins de semana, o Pré-Carnaval da Praia de Iracema foi recheado de fantasias neste sábado. O professor Rafael Oliveira, por exemplo, incorporou o faraó e caiu na folia. "Brinco na Praia de Iracema desde 2007 e todos os anos uso alguma fantasia", ressaltou. O técnico em análise de sistema, Nilton Rocha, por sua vez, decidiu se vestir de super-homem para festejar. "Hoje vale tudo. Só quero me divertir", comentou.
E não foi só lá que para entrar no clima de Carnaval, personagens de filmes e desenhos foram usados como inspiração para vestimentas. Na Praça do Ferreira, os mais escolhidos para curtir o bloco Concentra Mas Não Sai eram os da saga Star Wars. A festa teve direito a crianças com máscaras dos soldados da tropa de elite do Império Galáctico, os Stormtroopers, e até mesmo o próprio Darth Vader. Por trás do disfarce, estava o autônomo Nestor Vasconcelos, 51. "Não deixam a gente sossegar", comentou divertindo-se.
Mas, mesmo com todo assédio, ele sempre pensa em continuar com essa brincadeira. Este é o sétimo ano com a tradição de ir para rua fantasiado. Ele já foi Bob Esponja, Pânico e até Gato de Chapéu. As primeiras fantasias trouxe da época em que estava nos Estados Unidos. Agora, atualiza seu guarda-roupa com sua irmã que ainda mora lá.
Parte do seu acervo e também dos flashes no Pré-Carnaval ele divide com a amiga Cláudia Mendes, 51, que, para ontem, escolheu vestir-se de esqueleto do He-Man. "Mas nós trocamos no meio da festa por outra fantasia, para não ficar monótono", contaram os amigos.
E as águas rolaram. Porém, felizmente, só na letra da marchinha. Depois de uma semana embaixo de chuva, o tempo deu uma trégua para os foliões colocarem os adereços e as fantasias para aproveitarem o penúltimo fim de semana de Pré-Carnaval. Na próxima semana tem mais, para fechar o ciclo de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário