sábado, 2 de janeiro de 2016

Nova diretoria da OAB Ceará é empossada

O advogado Valdetário Andrade Monteiro (à direita) passou a administração da instituição ao novo presidente, Marcelo Mota (ao centro); além dele, faz parte da diretoria Roberta Vasques (à esquerda), como vice-presidente ( Foto: JL Rosa )
Tomou posse, na tarde de ontem, a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE). Na ocasião, o advogado Valdetário Andrade Monteiro passou a administração da instituição ao novo presidente, Marcelo Mota, eleito em novembro passado. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Seccional, contando com a presença de diversos nomes da advocacia local.
O novo presidente da OAB-CE manteve-se à frente da tesouraria da entidade durante os últimos três anos. Marcelo Mota conseguiu a preferência de mais de 45% da categoria nas últimas eleições e deve dirigir a entidade pelos próximos três anos.
Graduado em Direito, Mota acumula mais de 20 anos de atuação na advocacia cearense, já tendo feito parte da Comissão de Acesso à Justiça, além de ter sido o único tesoureiro da Ordem, nos últimos 15 anos, a ter contas aprovadas pelo Conselho Federal sem ressalvas. Ele considerou importante o momento em que assume a diretoria, diante dos desafios atuais para a advocacia cearense.
"É uma honra estar à frente da OAB Ceará. Ao longo dos anos, tanto na advocacia quanto no movimento da Ordem, nós adquirimos experiência para este momento. Os desafios são enormes. Lutaremos para que o poder Judiciário seja mais eficiente. Com a nossa nova sede teremos também um novo momento na advocacia, onde as comissões temáticas possam trabalhar de forma mais eficaz", aponta.
Marcelo Mota afirma, ainda, que trabalhará por uma maior atenção aos advogados do Interior do Estado e para a melhoria na formação dos advogados.
"Queremos que mais juízes e servidores sejam convocados, principalmente para o Interior do Estado, que tem uma carência muito grande. A caixa de assistência da Ordem também ocupará mais espaço nas comarcas do Interior e em cada uma delas haverá, pelo menos, uma sala de apoio devidamente equipada de modo a facilitar que o advogado tenha acesso à Justiça. Estamos ainda com olhar muito próximo para a nossa Escola Superior de Advocacia, que também passará por um momento de interiorização", afirmou Marcelo Mota.
Cargos
Além de Marcelo Mota, também fazem parte da diretoria Roberta Vasques, como vice-presidente e Christiane Leitão, assumindo o cargo de secretária geral. Fábio Robson Timbó Silveira será o secretário geral adjunto, enquanto Gladson Wesley Mota Pereira atuará como tesoureiro.
Para a advogada Roberta Vasques, assumir o cargo de vice-presidente da seccional cearense representa uma importante mudança, já que é a primeira mulher a tomar tal posição nos 83 anos de existência da Casa.
"É um grande avanço, pois verificamos que, infelizmente, a participação da mulher, não só a advogada, mas em todos os setores da sociedade, é acanhada. É um grande desafio, mas me sinto preparada. Como vice-presidente, vou coordenar as 63 comissões e precisamos fazer com que elas realmente atuem na defesa das prerrogativas dos advogados. E, como mulher, quero conclamar a participação feminina efetiva na Ordem", expõe Roberta Vasques.
Transferência
Ao entregar o cargo, o advogado Valdetário Monteiro agradeceu aos que acompanharam os seis anos em que esteve à frente do cargo, ressaltando a confiança na nova gestão. Ele agora ocupará cargo no Conselho Federal da OAB, além de concorrer a vaga na diretoria nacional da Ordem.
"Para nós é uma responsabilidade muito grande gerir a Ordem dos Advogados do Brasil. Além de advogados e advogadas, têm uma responsabilidade social enorme, o que aumenta em momentos de crise política e financeira, pois a população anseia por direções efetivas. A nova diretoria é composta por pessoas experientes, com muita maturidade e nós entregamos a Ordem com o sentimento de dever cumprido", destacou o agora conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
O QUE ELES PENSAM
Os principais desafios para a nova gestão
"Acredito que a nova diretoria terá a mesma linha de atuação da anterior, que é dedicação integral à ampliação dos trabalhos da Ordem para o Interior do Estado e luta pelas causas sociais e pelo funcionamento do Poder Judiciário. O atual funcionamento do Judiciário Estadual é um dos problemas na advocacia e deve ser a principal meta dessa gestão"
Valdetário Andrade Monteiro
Conselheiro Federal da OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário