O vereador de Itarema (a 204Km de Fortaleza) José Marcondes Rodrigues, 44, foi morto a tiros na tarde de ontem, em uma barraca na Praia de Almofala, no Litoral Oeste do Estado. Segundo informações da Polícia Militar, a linha de investigação mais forte é que o assassinato tenha ocorrido durante um assalto. Ele teria tentado reagir, mas acabou ferido por um tiro disparado por um dos criminosos.
O tenente-coronel Ricardo Moura, comandante do policiamento da área, disse que várias patrulhas da PM iniciaram as diligências à procura dos suspeitos logo após o tiroteio. "Ainda não podemos afirmar nada com certeza, mas a hipótese mais forte é que o crime tenha sido um latrocínio. As primeiras informações nos deram conta que ele teria tentado reagir, mas não deu tempo", afirmou o oficial.
Conforme dados da equipe do Centro de Operações Militares (Copom) do Vale do Acaraú, os assaltantes chegaram ao local em uma motocicleta. Eles anunciaram o roubo e estavam recolhendo os pertences dos clientes na 'Barraca da Gringa', quando o vereador interveio.
"Eles estavam pegando tudo o que podiam. Já tinham recolhido os pertences de muita gente, inclusive os do vereador, quando ele tentou reagir. Um dos assaltantes atirou e o atingiu de forma fatal", informou um militar de plantão no Copom, ontem, que não será identificado porque também atua na Inteligência da Corporação.
O militar afirmou que os dois homens fugiram na mesma motocicleta em que chegaram levando os produtos que conseguiram roubar. Segundo o policial, eles já teriam sido identificados.
"Não podemos revelar nomes por enquanto, porque isto pode representar prejuízos nas buscas, mas os dois foram identificados por testemunhas do fato. São dois rapazes que, inclusive, já causaram outros problemas aqui na região praticando assaltos", declarou.
Recorrentes
O sargento Lira, destacado no Município de Itarema, disse que os suspeitos são irmãos e moram no povoado instalado na Praia de Almofala. "Eles são conhecidos naquela área pela prática de furtos. São usuários de drogas e certamente praticam estes crimes para alimentar o vício. A má fama, inclusive, ajudou para que as pessoas que estavam lá reconhecessem os dois".
O sargento declarou que Marcondes Rodrigues não estava armado. "Ele fez um movimento brusco. Talvez não tivesse percebido que eles estavam armados e pensou que pudesse segurá-los", disse o policial.
Segundo o sargento Lira, duas viaturas do Comando Tático Rural (Cotar), uma do Destacamento de Itarema e uma do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) realizaram buscas, ontem. Reforços do 11ºBPm (Itapipoca) chegaram à noite para dar apoio. Hoje, uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) deverá reforçar a operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário