quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

111 municípios têm chuvas

Itapipoca. Os moradores deste Município comemoraram as últimas chuvas que caíram entre terça e quarta-feira e colocaram o município do Litoral Norte no ranking das maiores precipitações, com 64mm. De acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 111 municípios receberam chuvas. Assis Siqueira, que trabalha com mobilização social em Itapipoca, diz que as chuvas acenderam o alerta contra a dengue no Município. "Esse trabalho, coordenado pela Secretaria de Saúde, tem realizado diversas ações nos bairros, principalmente quando começaram as primeiras chuvas de janeiro. A ideia é criar mesmo um cerco contra a dengue, que tem aumento significativos com o acúmulo de água", afirmou.
O posicionamento ainda favorável do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o norte do Nordeste, trazendo muita instabilidade para a região, incluindo o Ceará, e a umidade do ar proveniente do oceano trazida em direção ao norte cearense pela proximidade da convergência dos ventos à superfície em relação ao nosso Estado, foi o que favoreceu a ocorrência de chuva no Estado, entre terça e quarta-feira. As informações são da Funceme. Ainda de acordo com o levantamento, a segunda maior chuva ocorreu em Pedra Branca, no centro do estado, com 48 mm. Os moradores de Ererê, no médio Jaguaribe, se beneficiaram com a terceira maior precipitação, de 43 mm.
Segundo as informações de Raul Fritz, meteorologista da Funceme, "o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, sistema meteorológico que costuma ter o seu pico de ocorrências no mês de janeiro de cada ano, durante a pré-estação chuvosa, continua atuando neste início de fevereiro, trazendo mais chuvas para o Ceará". O meteorologista informa, ainda, que "a tendência é, porém, que esse tipo de sistema venha a acontecer cada vez menos na medida que progredimos na Quadra Chuvosa, que vai de fevereiro a maio, onde se espera que venha a atuar a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é a principal responsável pela ocorrência de chuvas, principalmente de março, abril e maio", explicou.
g
Açudes
De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), os açudes Caldeirões (Saboeiro) e Trici (Tauá) são os únicos que operam com 100% de sua capacidade, por conta das chuvas registradas no mês de janeiro. O Açude Colinas, em Quiterianópolis, passa dos 90%. Mas, dos 153 açudes do Estado, 127 continuam com volume inferior a 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário