Em conferência eleitoral realizada neste sábado pela manhã, o Partido dos Trabalhadores (PT) reforçou que terá candidato próprio nas eleições municipais de Fortaleza. Os discursos dos presentes foram uníssonos em pedir a união do partido e sinalizaram a necessidade de a legenda "defender o legado" da sigla, indicando um nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza.
A deputada federal Luizianne Lins disse que é um "rumo natural" a apresentação de candidato do partido. Ela disse que o processo vem sendo construído ao longo dos últimos meses, citando a orientação do diretório nacional do PT pela candidatura própria nas cidades maiores. "A gente já vinha dizendo que havia uma unidade partidária, em nível municipal, em relação à candidatura própria. Conversamos várias vezes. Havia um sentimento, fizemos mais de 10 plenárias nos bairros", detalha.
Luizianne Lins também alega que o próximo passo é uma conversa com o governador Camilo Santana, que é aliado do prefeito Roberto Cláudio na Capital. "Vamos conversar com o governador, que é do PT, e vamos apresentar a posição do PT de ter candidatura própria. Isso é um rumo natural. Não podemos terceirizar o protagonismo do governo de fortaleza, que está sendo um desastre", ressaltou. O encontro com Camilo está sendo articulado pelo deputado federal José Guimarães e pelo presidente do PT Fortaleza, o deputado Elmano de Freitas.
Legítima
Durante discurso na plenária, o deputado José Guimarães defendeu como legítima a candidatura do PT para disputar o governo de Fortaleza. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o petista admitiu ainda que o nome com maior densidade eleitoral é o da deputada Luizianne Lins.
"A gente não pode dar declarações, como já vi alguns do PT dando, 'ah, porque não unifica, fulano pode porque unifica'. É acima de tudo um preconceito, temos que ter o espírito de unidade partidária. É claro que todo mundo sabe que quem está melhor nas pesquisas é a Luizianne, então nós temos que estar muito atentos a isso", declarou.
Além de Fortaleza, José Guimarães destacou que o partido tem candidaturas competitivas nas cidades de Juazeiro do Norte, Quixadá, Crateús, Canindé, Itapipoca e Tianguá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário