quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Icó se une pelo Senhor do Bonfim


Icó. A comunidade católica desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, está mobilizada para construção de um horto e instalação de uma imagem do Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado). A imagem já foi encomendada. A ideia é aprontar a escultura ainda no primeiro semestre deste ano para que seja instalada provisoriamente no santuário, nesta cidade, e sirva de incentivo aos devotos.
A imagem do Senhor do Bonfim será confeccionada pelo artesão Franciné Macário Diniz, 75, que já construiu dezenas de esculturas religiosas no Ceará. O tamanho ainda será definido. O projeto do horto terá os traços da arquiteta Flávia Castelo Branco. Os dois, acompanhados de lideranças políticas, visitaram, ontem, a área, inicialmente disponível, com promessa de doação do produtor rural Neno Dourado.
A devoção ao Senhor do Bonfim em Icó é uma das festas religiosas mais antigas do Ceará. Começou em 1749, com a chegada de imagem, vinda de Lisboa (Portugal) para Salvador e depois, em caminhada que durou um ano, até esta cidade, onde foi construída capela e hoje tem um santuário dedicado a Jesus Crucificado. São 267 anos de fé e devoção. A ideia é promover o turismo religioso.
A instalação da imagem nasce de um ato de fé e de agradecimento do ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. "Estou aqui em um ato de pagamento de promessa", disse emocionado. "Tenho fé, alcancei graças e estou retribuindo". Além da doação da imagem, Pessoa vai entregar um veículo para o Santuário do Senhor do Bonfim para promover um bingo e arrecadar recursos para o início da construção do horto.
No legislativo municipal, o vereador Victor Luiz Monteiro apresentou projeto, aprovado por unanimidade, autorizando o Executivo a construir obras de infraestrutura - acesso pavimentado, rede elétrica, banheiros, pracinha. "Esse é um projeto de todos nós, não há interesse político e partidário", frisou. "Nasce sob as bênçãos da Igreja e do Senhor do Bonfim".
O frei Leonardo Botelho, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, disse que a devoção ao Santo é um sinal forte da evangelização no sertão cearense e a construção do horto nasce de um momento de fé e de retribuição de graças alcançadas. "A fé pessoal é a motivadora dessa ideia e aqui dou meu testemunho da seriedade do projeto. Acreditando nessa ação e convoco todos os devotos a participar dessa campanha", afirmou.
Quem fez questão de frisar que o projeto não é político e nem partidário foi o prefeito, Jaime Júnior: "Não podemos dizer que essa mobilização é suprapartidária porque não é política. É um sonho de todos nós e as ações serão coordenadas pela Igreja. Não será fácil, mas não haverá retrocesso e com a participação de todos vamos conseguir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário