segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mais cidades podem ser inseridas

A quantidade de municípios atendidos pelo programa poderá aumentar de 12 para 15, o que elevará o número de linhas beneficiadas ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )
Em fase final de estudos, o lançamento do Bilhete Único Metropolitano deve ocorrer no início de março, em data ainda a ser confirmada pelo governo. Conforme o Diário do Nordeste apurou, existe a possibilidade de aumentar de 12 para 15 os municípios atendidos pelo programa, ainda não divulgados, o que também elevaria a quantidade de linhas e de pessoas beneficiadas, inicialmente previstos para 75 linhas e 2,8 milhões de pessoas, respectivamente. Os municípios contemplados atualmente são: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante.
A partir do lançamento oficial, a população poderá se cadastrar no sistema, mas a implementação só ocorrerá entre 60 e 90 dias após o início do cadastramento, à medida que as pessoas forem se inscrevendo no programa. Neste período, serão instalados os equipamentos de controle e cadastro nos ônibus. Anteriormente, o cadastramento estava previsto para começar em janeiro deste ano, mas por uma questão de estudo técnico, não aconteceu.
Na prática
O Bilhete Único Metropolitano consiste no pagamento de uma única passagem, a Tarifa Metropolitana Integrada, que garante uma viagem no sistema metropolitano e a integração com o sistema urbano de Fortaleza. O beneficiário terá direito a duas tarifas por dia, com intervalo mínimo de uma hora. Quando o primeiro embarque ocorrer no sistema metropolitano, o usuário terá até três horas para integrar com o sistema urbano de Fortaleza. Os preços, por municípios, ainda estão sendo analisados, mas serão menores que a soma das tarifas metropolitanas e da Capital.
Cartão
O cartão eletrônico permitirá as integrações entre modais e o armazenamento de créditos eletrônicos. Ele deverá ser pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário