Oito alunos do Colégio Presidente Castelo Branco, da rede estadual de ensino, localizado no bairro Montese, foram selecionados para uma monitoria, por meio do programa Jovem do Futuro. A iniciativa faz parte do projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Instituto Unibanco. Os estudantes assumem as monitorias ainda no mês de abril.
Os alunos foram escolhidos para quatro áreas distintas: oficina de redação, matemática, informática e rádio, sendo dois estudantes para cada disciplina. A avaliação ocorreu por meio de uma prova sobre o assunto da vaga correspondente e uma entrevista com gestores da escola.
Com uma duração de três meses, os alunos monitores recebem uma bolsa mensal de R$ 100. O projeto tem como objetivo principal melhorar o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Colégio Presidente Castelo Branco participa do projeto desde 2014. Diversas escolas de todo o Estado também fazem parte do projeto.
Vida acadêmica
De acordo com o diretor do Colégio, João Gutemberg, esse tipo de ação é importante para a vida acadêmica dos jovens. "Esse projeto agrega bastante para os alunos. Eles passam a ter experiência e potencializam seus conhecimentos com as disciplinas, além de se desenvolveram como pessoas e líderes", conta João.
O Jovem de Futuro é um projeto criado em 2007, com a premissa de que a gestão escolar de qualidade pode proporcionar um crescimento no aprendizado dos alunos do ensino médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário