Juazeiro do Norte Pelo segundo dia consecutivo choveu pouco no Estado do Ceará. De acordo com as informações no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nas últimas 24 horas foram registradas precipitações em apenas oito cidades, uma a mais do que o verificado entre as 7 horas de terça-feira e 7 horas de quarta. Os volumes pluviométricos não ultrapassaram a marca de 15 milímetros nesses dois dias.
O município de Abaiara, no Cariri cearense, obteve o melhor índice (10 mm), seguido por Viçosa do Ceará (4.2 mm), na serra da Ibiapaba, e Várzea Alegre (4 mm), também Cariri. Os pluviômetros instalados nas cidades do Sertão Central, Inhamuns, Maciço do Baturité, Litoral de Pecém e de Fortaleza não registraram nenhum volume de chuva. Já no Litoral Norte e na região Jaguaribana, choveu em apenas em uma cidade: Sobral (0.6 mm) e Banabuiú (2.7 mm), respectivamente.
Se somados todos os volumes registrados de terça-feira até ontem, no Estado, o total é de apenas 70.7 milímetros. Segundo os meteorologistas da Funceme, a explicação para a escassez pluviométrica nos últimos dias no Ceará é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Estado do Ceará no período de fevereiro a maio, da costa norte.
Previsão
Nos próximos dias o quadro não deve sofrer grandes alterações. A previsão para hoje é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões do estado. Amanhã a Funceme prevê possibilidade de chuva na faixa litorânea e noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.
Apesar das poucas chuvas dos últimos dias, o volume atual dos 153 açudes monitorados pela Cogerh permanece com 13,5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário