sábado, 9 de abril de 2016

Hospital Regional do Cariri realiza 2,4 milhões de atendimento em cinco anos

HOSPITAL-REGIONAL-DO-CARIRINesta sexta-feira (8), o Hospital Regional do Cariri completa cinco anos de assistência à saúde da população da macrorregião do Ceará mais distante da capital. Para celebrar a data, haverá uma missa de ação de graças, às 10 horas, nos jardins do hospital. A 550 quilômetros de Fortaleza, no triângulo que liga os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o HRC, primeiro hospital da rede pública estadual construído no interior, acumula resultados que comprovam que o hospital ampliou o acesso a serviços de saúde na região.
O HRC realizou, em cinco anos, 2.428.352 atendimentos, 1.697.223 exames laboratoriais e de imagem, 34.045 cirurgias, 29.483 internações. Só ressonâncias magnéticas, que, antes do HRC, nunca foram feitas na rede pública no interior do Estado, foram realizadas 7.097 até fevereiro deste ano.
Ao longo desses cinco anos, os 1.825 dias foram de trabalho e de evolução do atendimento. A diretora geral do HRC, Demostênia Coelho, revive as etapas de implantação dos serviços. “Em fevereiro de 2013, abrimos mais 10 leitos de UTI e em março, abrimos a Unidade de Cuidados Especiais e a Unidade de AVC. Antes do Hospital Regional do Cariri, na rede pública, só havia Unidade de AVC em Fortaleza, no Hospital Geral de Fortaleza. Distante demais, cerca de seis horas via ambulância, para evitar sequelas em pacientes que moram no Cariri. O tempo para evitar a chamada banda morta ou perda de outros movimentos do corpo é até quatro horas e meia.
Outra importante referência do HRC é a assistência em trauma. “90% na ocupação na traumato-ortopedia são de jovens acidentados em motocicletas”, informa o médico coordenador da unidade, Samir Samaan.
Em dezembro de 2014, o hospital recebeu do título de Hospital Acreditado Pleno – nível 2, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), atestando a qualidade no atendimento. O HRC foi o primeiro hospital público com mais de 200 leitos e emergência certificado no interior dos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O HRC tem atualmente 1.500 colaboradores diretos e indiretos. Na última terça-feira (5), numa solenidade com a participação do secretário da saúde do Estado, Henrique Javi, todos eles foram homenageados. O hospital também dá uma importante contribuição para a formação de profissionais e especialistas: já formou 15 médicos especialistas em cirurgia geral, clínica médica e radiologia, através do Programa de Residência Médica.
Com Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário