O TRE do Ceará realizou o recadastramento biométrico obrigatório de eleitores nos seguintes municípios:Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá, Várzea Alegre, Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.
No processo de revisão eleitoral, é feita uma atualização do Cadastro do TRE. Os eleitores desses municípios que perderam o prazo do recadastramento, encerrado nesta quinta-feira, 31/3, ainda terão a chance de regularizar o título até o dia 4 de maio, data em que, de acordo com o Calendário do TSE, termina o prazo para a emissão de título, visando às eleições municipais deste ano.
Até agora, o TRE-CE já recadastrou mais de 2 milhões de eleitores, através da biometria (31,6% do eleitorado cearense). Mais 16 municípios, totalizando 62, já realizaram o recadastramento biométrico e seus eleitores poderão votar através da identificação biométrica nas próximas eleições. Eusébio (desde as eleições de 2010); Aquiraz, Sobral Alcântaras, Forquilha, Crateús, Ipaporanga e Juazeiro Norte (desde as eleições de 2014); e Ibiapina, Limoeiro do Norte, Ubajara, Camocim, Milagres, Abaiara Iguatu e Quixelô, que fizeram a biometria em 2015.
Em relação aos demais municípios, inclusive Fortaleza, o prazo para regularização do título também é o mesmo (4 de maio). Mas o TRE orienta os eleitores a procurarem os cartórios eleitorais somente em caso de irregularidade no título de eleitor. Na capital e nos demais municípios cearenses, a coleta de dados biométricos não é obrigatória para as eleições deste ano. Portanto, não há necessidade de comparecimento aos cartórios daqueles eleitores que estão com os títulos regulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário