terça-feira, 3 de maio de 2016

Pescadores protestam contra atraso no Seguro


Aracati. Após manifestação na manhã de ontem (2), em frente à sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), neste município, pescadores do Litoral Leste devem se reunir hoje, na Capital, para deliberar soluções que agilizem o pagamento do Seguro Defeso da Lagosta, atrasado há cinco meses. A reunião deve contar com integrantes da Secretaria da Pesca, Ministério da Pesca, Marinha e INSS.
O fim do período do defeso da lagosta se aproxima - 1º de dezembro a 31 de maio -, quando pescadores são proibidos de capturar o crustáceo para que o mesmo possa se reproduzir. No entanto, o seguro que é pago anualmente nesta época, em seis parcelas, não foi liberado, levando mais de 300 pescadores ao escritório regional do INSS de Aracati em busca de respostas.
Após uma manhã de protestos em frente à sede do Instituto, onde servidores foram proibidos de entrar, os pescadores seguiram para a Capitania dos Portos em Aracati, onde pediram providências para a realização de um curso para obtenção de habilitação para pescadores, um dos documentos obrigatórios para obtenção do Seguro Defeso.
Em conversa com a gerência local do INSS, foram informados que havia pendências na documentação, por isso as parcelas ainda não foram liberadas. Pescadores reclamaram da falta de informação. O órgão não estaria sendo claro quantos à nova documentação, além da lentidão em resolver o impasse.
"O fim do defeso tá aí e falta dinheiro pra gente fazer as cangalhas, colocar o pano numa embarcação e também tem as despesas de casa", lamentou o pescador José Ribeiro, da Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário