Iguatu. O prédio da antiga estação ferroviária, nesta cidade, está abandonado e foi depredado com portas e janelas arrancadas e até fogo atearam no piso superior do imóvel. Fechado, tornou-se alvo fácil de vândalos e de aproveitadores que furtaram objetos, fiação e instalação hidrossanitária. A Prefeitura de Iguatu solicitou oficialmente a cessão do prédio.
O retrato atual da antiga estação ferroviária contrasta com um passado de intensa movimentação de moradores e vendedores ambulantes que diariamente aguardavam na plataforma o trem vindo da Capital ou oriundo da região do Cariri em direção a Fortaleza. As pessoas vestiam as melhores roupas e a chegada do trem era um momento social relevante.
O abandono do imóvel ocorreu após a desativação da linha ferroviária Sul, que interligava Fortaleza à cidade do Crato, na região do Cariri, no fim de 2013. Até o ano passado ainda havia funcionários da empresa Transnordestina Logística, que substituiu a Companhia Ferroviária Nordestina (CFN) após o processo de privatização da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
Assaltos
Após a saída dos funcionários da empresa, o prédio ficou fechado e abandonado, tornando-se um alvo fácil para depredadores e usuários de droga, que se reuniam no entorno..
"É com tristeza que a gente vê a estação com portas quebradas", disse o motorista, Francisco Assis Lima. "Antes isso aqui era bem cuidado, mas agora até o mato invade a ferrovia", ressaltou o antigo morador.
A dona de casa, Marilena Costa, disse que é um risco a travessia sobre a plataforma e no entorno da antiga estação no período da noite. "É escuro e costuma ocorrer assaltos", contou. Já houve reclamações de estudantes e moradores que foram vítimas de ação de marginais nos arredores do prédio.
O imóvel está localizado em uma área central em frente à Praça das Crianças. São dois imóveis maiores que formam o conjunto. Um deles já foi adquirido pela Prefeitura e está alugado para instalação de uma lanchonete, mas permanece fechado após obra de reforma. O outro, da antiga administração, foi alvo das ações dos depredadores.
Cultura
O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, disse que já solicitou por meio de ofício a cessão do prédio da antiga estação ferroviária. Em 2010, o município pretendeu adquirir o prédio, mas dívida da empresa CFN com a Previdência Social impediu o processo de aquisição. "Agora estamos solicitando a cessão do imóvel para podermos instalar unidades de apoio à cultura e educação", frisou o gestor.
O prédio poderia ser a sede da secretaria de Cultura do município ou de uma nova biblioteca. Recentemente, jovens passaram a realizar nas noites de sábado eventos culturais no calçadão entre os dois imóveis com o título de 'Ocupa estação'.
Monitoramento
A empresa Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), concessionária de transporte público de cargas que opera a Malha Ferroviária Nordeste (extinta Rede Ferroviária Federal), por meio de nota, informou que é favorável à transferência do imóvel para a prefeitura de Iguatu, mas é preciso autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e que o processo de devolução do imóvel à União já foi iniciado. Por último, a empresa disse monitora com uma equipe de vigilância as instalações e solicitou à Polícia providências contra os atos de vandalismo.
Mais informações:
Ferrovia Transnordestina Logística
Fone: (85) 4008. 2500
Prefeitura de Iguatu
Fone: (88) 3566. 7910
Nenhum comentário:
Postar um comentário