

![]() |
Lula e Guimarães estarão juntos no Cariri. |
![]() |
Ronaldo Sampaio continua afastado. |
![]() |
Em Brasília, Samuel se reuniu com senador Tasso Jereissati |
![]() |
Assegurou também a presença do senador Eunício Oliveira na convenção. |
![]() |
Deputado Arnon Bezerra. |
PCdoB
Partido Comunista do Brasil
Comitê Municipal de Crato-Ceará
CONVOCATÓRIA
Pela presente ficam convocados(as) todos(as) os(as) camaradas membros do Pleno do Comitê Municipal do PCdoB de Crato e os(as) pré-candidatos(as) a prefeito e vereador(a) a tomarem parte em Reunião Extraordinária, dia 02 de julho de 2016 (sábado), às 9h, no auditório do Sindicato dos Comerciários do Crato, sito à Rua da Penha, 33, Centro, com a seguinte pauta:
1. Resolução do PCdoB diante da nova conjuntura política local, observando as deliberações da última Conferência Municipal;
2. Composição da chapa que concorrerá às eleições proporcionais.
Crato-CE, 27 de junho de 2016.
Prof. Cacá Araújo
Presidente Municipal do PCdoB
Os dados oficiais da campanha serão apresentados e comentados pelo secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, pelo presidente da Adagri, Augusto Junior, e pelo presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues de Amorim.
O rebanho no Estado conta com 2,5 milhões de bovinos e, em agosto de 2013, o Ceará recebeu o reconhecimento nacional de área livre de febre aftosa com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em maio de 2014. Esse status permite ao Ceará negociar carne bovina e derivados com unidades federativas e com outros países.
O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, destacou o empenho de todos os profissionais envolvidos na ação, enfatizando a importância da parceira entre os órgãos para que o Ceará continue sendo uma zona de livre aftosa e “assim possamos comercializar nossos produtos, dentro e fora do Brasil”, disse Baquit.
Nesta quarta-feira (29), às 10h, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Adagri, apresenta os resultados da Campanha de Vacinação da Febre Aftosa, realizada de 02 a 31 de maio. A campanha, que contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Ematerce, Secretarias de Agricultura municipais e sindicatos rurais, apresentou um resultado satisfatório, de acordo com o presidente da Adagri, Augusto júnior. "Conseguimos atingir tanto a meta estadual quanto a meta do Ministério da Agricultura”, afirmou o presidente.
Assessoria de Comunicação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri
O Ministério Público do Ceará, por intermédio da Coordenadoria do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, em Crato, recomendou aos órgãos de trânsito e da segurança pública do município, a proibição da ação de flanelinhas durante o período da Expocrato entre 10 a 17 de julho, nos arredores do Parque Pedro Felício Cavalcanti.
Os promotores entendem que nesta época, esses profissionais promovem verdadeiras invasões das ruas próximas ao evento, estendendo cordas e transformando o espaço público em verdadeiros canteiros privados, se autoproclamando donos da área, passando a ditar regras e normas de conduta às pessoas, explorando a população, cobrando valores exorbitantes pelo estacionamento de veículos.
Thiago Marques e Clayton Bantim disseram que a utilização do espaço público para estacionamento de veículos automotores deve ser realizado impreterivelmente pelo poder público que já opera na cidade o “Zona Azul”, caso contrário, qualquer pessoa que praticar cobrança de taxas sem a devida autorização para guarnecer carros, motos ou motocicletas, é considerada transgressora, e pode ser objeto de repressão. Ainda mais, segundo eles, quando se sabe que a exploração se dá pela cobrança de valores elevadíssimos, além do constrangimento aos motoristas para que realizem o pagamento. Conforme os promotores de justiça, a ausência do poder público em inibir as disputas entre os flanelinhas, pelo domínio dos locais de grande fluxo de veículos nas zonas centrais, nas proximidades de eventos culturais, esportivos e sociais,aumenta a violência e gera insegurança.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Francisco José Barros, entende que a solicitação da promotoria é louvável, porém, ressalta que trata–se de uma demanda de ação direta da Polícia Militar, guarda municipal e órgãos da segurança social e pessoal dos usuários. De acordo com ele a atividade do Demutran está limitada somente as ações de controle de circulação, estacionamento e parada de veículos que, na operação viária, pode ou não envolver a demanda com pedestres. Francisco de Sales disse ainda que o órgão é limitado para agir por não possuir competência e nem habilidade técnica no sentido de coibir esse tipo de prática.
O secretário do Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, Stephenson Ramalho, alega que a pasta não tem competência direta para atuar no problema, pois, as vias públicas de rolamento e estacionamento, Competem aos órgãos de trânsito e ao policiamento militar.
A procuradora geral adjunta do município, Adalgiza Arrais, disse que é inviável disponibilizar guardas municipais para cumprir a recomendação da promotoria devido ao número de agentes ser bastante reduzido.
O secretário de segurança pública, Vladimir Carvalho reconhece a existência do problema, haja vista a reclamação de centenas de proprietários de veículos que foram vitimados por práticas abusivas de flanelinhas na época da Expocrato. Ele comunga com a preocupação dos promotores e entende que todos os órgãos da segurança devem dar sua colaboração e encontrar uma alternativa no sentido de acabar o problema. “A medida é acertada, já que alguns flanelinhas abusam e até chegam a danificar o veículo ali estacionado quando o proprietário se recusa a pagar pela ocupação do espaço”, disse o secretário.
Jornal do Cariri