sexta-feira, 22 de julho de 2016

Polo universitário da cidade é o que mais cresce no CE

Criada há três anos, a UFCA possui hoje 14 cursos, distribuídos em cinco campi. No âmbito particular, destaca-se o Centro UniLeão, com quase dez mil alunos em 13 cursos de graduação e 26 de especialização ( FOTO: BRUNO GOMES / AGÊNCIA DIÁRIO )
Juazeiro do Norte. Com mais de 25 mil acadêmicos, este município se tornou um grande polo universitário no Interior cearense e um dos mais importantes do Nordeste. Na última década, Juazeiro do Norte mudou a realidade educacional por meio da instalação de faculdades e implantação de cursos superiores. Atualmente, a cidade já conta com mais de 65 cursos de graduação e 62 cursos de especialização, além das graduações ministradas a distância.
A influência das dez instituições de Ensino Superior, sendo três universidades e sete faculdades, é estimada sobre uma população de dois milhões de habitantes do Cariri - composto por 27 cidades - e Estados vizinhos, conforme estimativa da Secretaria de Educação do Município. O crescimento educacional gera desenvolvimento e atrai profissionais de outros centros.
Migração
O professor universitário José Anderson Freire Sandes foi um dos diversos docentes que trocou a Capital cearense pela Terra do Padre Cícero. Residindo em Juazeiro há seis anos, ele diz ter sido atraído, não somente pelo mercado promissor que começara a se formar no início desta década, mas, sobretudo pelo hibridismo cultural existente no Cariri e que atrai muita gente.
Sandes lembra que toda grande potência tem origem na Educação. Ele destaca, por exemplo, a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) como grande impulsionadora nas esferas educacional, cultural e econômica da cidade. "Os nove cursos no campi de Juazeiro têm dado novas expectativas aos jovens da região. A Universidade qualifica a mão de obra, forma cidadãos pensantes e incrementa a renda da cidade", concluiu.
Papel da Educação
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, coaduna tal pensamento do docente e compara Juazeiro do Norte à cidade de Sobral, como exemplos de sucesso a partir da Educação.
"Sobral cresceu sobremaneira depois que passou a investir no setor fortemente. Não há segredo. É o que gera desenvolvimento. Obviamente não minimizo a importância das romarias, do turismo religioso, do comércio ou indústrias, mas o grande salto de Juazeiro veio junto à implantação das diversas faculdades", pontuou.
Criada há três anos, a UFCA possui hoje 14 cursos, distribuídos em cinco campi. São mais de 2,5 mil alunos com meta de atingir, até o próximo ano, o número de seis mil universitários. No âmbito particular, destaca-se o Centro UniLeão, com quase dez mil alunos em 13 cursos de graduação e 26 de especialização.
O diretor do centro educacional, Jaime Romero, destaca que o maior impacto que essas instituições estão causando na região como um todo é a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho.
Segundo avalia, além de formar profissionais, as faculdades transformam a realidade local, com "pessoas mais preparadas e a mudança de mentalidade daqueles que passam a compor o cenário de produção e pesquisa e isso é fundamental".
Ainda de acordo com Jaime Romero, a região do Cariri é diretamente beneficiada, uma vez que 70% dos 13 cursos da Instituição atendem a demanda de alunos do Cariri, a maioria de Juazeiro do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário