terça-feira, 5 de julho de 2016

Sobral faz 243 anos

 crescimento de Sobral vem sendo atrelado ao  desenvolvimento da educação, com formação de mão de obra qualificada para o mercado local ( Foto: Luiz Queiroz )
Sobral. Nesta terça-feira (5) este Município comemora 243 anos com o vigor de seus cerca de 65 mil jovens que, de alguma forma, buscam representatividade e inserção, quer seja por meio da Educação ou nas diversas esferas do mercado de trabalho, que a cidade, reconhecida como grande polo da região Norte, possa oferecer.
Tendo a Educação como fator transformador dessa realidade, cerca de 4 mil jovens, dos 15 aos 29 anos, têm sido atendidos pelas Estações da Juventude, criadas para incentivar o protagonismo juvenil. Os equipamentos fazem parte da política pública de juventude do Município, por meio da Coordenadoria de Juventude, que tem como meta evidenciar o jovem como cidadão de direito e voz dentro de sua comunidade.
Desde 2013, já foram construídas três Estações da Juventude, em bairros bastante populosos da periferia, como Mucambinho, Novo Recanto e Nova Caiçara. Segundo Igor Bezerra, coordenador de Juventude de Sobral, "a Estação Juventude é uma forma de realocar o jovem dentro do espaço urbano como um cidadão de direitos e deveres. Trabalhamos na perspectiva de reforçar a linguagem dos jovens, mostrando que eles são os principais interessados pelo futuro de Sobral, do nosso Estado e do nosso País", destacou.
Dentro da sala de aula, as estratégias adotadas na educação pública municipal, ao longo dos anos, têm garantido aos alunos excelentes resultados em avaliações nacionais, além de medalhas de ouro em olimpíadas de Matemática, Física e Astronomia. Segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública, que avaliou no ano passado mais de 5 mil cidades em todo o País, Sobral tem a melhor rede de Educação do Brasil, e segundo o prefeito Veveu Arruda, a Educação tem sido uma prioridade.
Tempo Integral
"Por isso estamos trabalhando intensamente no aperfeiçoamento de estratégias para obtermos mais qualidade. Uma das mudanças foi a implantação do Ensino em Tempo Integral do 6º ao 9º ano, que já tem nos trazido também excelentes resultados em avaliações nacionais. Estamos, ainda, iniciando uma reforma curricular usando como referência os melhores sistemas de educação do mundo", explicou.
A mudança no segundo ciclo do Ensino Fundamental, citada pelo prefeito, garantiu a instalação de dois Colégios Sobralenses de Tempo Integral, um no Complexo Monsenhor Aloísio (sede) e outro no distrito de Aracatiaçu. Com um currículo diferenciado, nesses colégios os alunos entram às 7h e saem às 17h, com carga horária ampliada nas aulas de Português e Matemática, além das disciplinas como Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida.
O acesso a este tipo de ensino deverá se estender a todo o Município com a instalação dos Colégios de Tempo Integral dos distritos de Jaibaras, Jordão, Aprazível, Caracará, Rafael Arruda e Taperuaba, além do bairro Cohab III. Os distrito de Patriarca, Patos e Bonfim, já tiveram seus projetos de construção aprovados e licitados. Ao todo, serão construídos 17 colégios nesses mesmos moldes.
Antes, conquistadas em sua maioria por estudantes de escolas privadas, boa parte das medalhas de olimpíadas começam a ser erguidas no pódio por alunos de escolas públicas de Sobral. "Já estamos tendo resultados melhores que escolas particulares. Por exemplo, no concurso internacional Canguru de Matemática, os nossos alunos conquistaram 20 medalhas, enquanto escolas particulares do município tiveram sete e oito medalhas. Neste ano, na Olimpíada Brasileira de Matemática, a Escola Dorilene Arruda teve as únicas duas medalhas do Interior do Estado", comemora o diretor do Colégio Sobralense de Tempo Integral, Pedro Grandson.
Aprimoramento
Para se alcançar essas vitórias, dentro e fora da sala de aula, foi necessário buscar o aprimoramento do desempenho dos educadores, com a promoção mensal de cursos de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas de ensino por uma equipe de formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério do Município (ESFAPEM), com afirma a professora Genovina Andrade. "Aprendi muito com as formações. Nos dão suporte com orientações e material didático para o trabalho com os alunos. Assim, me sinto mais preparada para as aulas, sabendo que o meu rendimento também será melhor", afirma.
A valorização do profissional também pode ser atestada pela assinatura do Decreto de Ascensão Funcional e Promoção Horizontal, que beneficia 880 professores efetivos da Rede Municipal de Ensino. A progressão horizontal dos educadores é conferida por bom desempenho em avaliações anuais, que analisam produtividade, iniciativa, assiduidade e aplicação do conhecimento adquirido nas formações.
Os professores também têm ascensão vertical, com mudança de classe, por terem feito especialização ou mestrado. Anualmente, o reajuste salarial dos professores de Sobral (15%) segue superior ao do Piso Nacional (11,36%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário