sábado, 20 de agosto de 2016

Definidos os espaços dos candidatos

Nesta sexta-feira (19), faltando exatamente uma semana para começar a exibição dos programas e inserções de propaganda eleitoral, a Justiça Eleitoral definiu a distribuição dos tempos que os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em Fortaleza serão veiculados, diariamente, nas emissoras de rádio e televisão. O período de exibição desses programas da propaganda eleitoral gratuita vai de 26 de agosto, uma sexta-feira, a 29 de setembro, uma quinta-feira. O primeiro turno das eleições municipais vai acontecer no dia 2 de outubro, um domingo.
A definição dos tempos de cada prefeiturável foi apresentada no auditório do Fórum Péricles Ribeiro, seguindo ordem de sorteio realizado na última quarta-feira (17). Os oito candidatos a prefeito e oito candidatos a vice-prefeito terão, somados 42 minutos diários de inserções e os 1.100 candidatos a vereador na Capital terão 28 minutos diários. Em ambos os casos, 90% desse tempo foi dividido de acordo com a representatividade dos partidos na Câmara dos Deputados. Os outros 10% foram divididos de modo igualitário entre os partidos e coligações. Além dos 70 minutos diários de inserções, para as candidaturas majoritárias e proporcionais, serão transmitidos, em rede, dois blocos de dez minutos cada por dia só para os majoritários. Em 2012, cada bloco tinha 20 minutos.
Divisão
Em cada bloco, o candidato Wagner Sousa (PR), da coligação "Juntos Somos Mais" terá 3 minutos e 24 segundos; Roberto Cláudio (PDT), da coligação "Fortaleza só Tem a Ganhar" vai ter 3 minutos e 4 segundos; Luizianne Lins, da "chapa-pura" do Partidos dos Trabalhadores terá 1 minuto e 24 segundos; Heitor Férrer (PSB), da coligação "Você Pode Acreditar" tem à disposição 51 segundos; Ronaldo Martins, do Partido Republicano Brasileiro contará com 31 segundos de propaganda por bloco; Tin Gomes (PHS), da chapa "Para Humanizar Fortaleza", terá 26 segundos; João Alfredo (PSOL), da coligação "A Fortaleza que Resiste", tem 13 segundos; já Francisco Gonzaga, da chapa-pura do PSTU, terá 7 segundos.
Somados esses tempos, em cada bloco há uma sobra de 4 segundos, que é repassada à última coligação a se apresentar no dia. No primeiro dia de transmissão da propaganda eleitoral, coube ao candidato Tin Gomes ficar com esse tempo adicional. Antes dele se apresentarão, pela ordem Heitor Férrer, Ronaldo Martins, João Alfredo, Luizianne Lins, Roberto Cláudio, Francisco Gonzaga e Wagner Sousa. Essa sequência é alternada diariamente, com o primeiro candidato a se apresentar em determinada data, passando a ser o último do dia seguinte, o segundo passando a ser o primeiro e, assim, sucessivamente.
Na televisão, os blocos de programas dos candidatos a prefeito serão veiculados em dois horários: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. A veiculação no rádio acontece também em dois horários: das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Em 2016, apenas os candidatos a prefeito e vice-prefeito vão se apresentar em rede, restando aos candidatos a vereador apenas as inserções, ao longo da programação, das emissoras de rádio e televisão.
Geração
A TV Jangadeiro fará a geração entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro; a TV Cidade entre os dias 7 e 17 de setembro; e, por fim, a TV Verdes Mares, fará a geração entre os dias 19 e 29 de setembro, contudo todas as emissoras farão a retransmissão dos programas. No caso da campanha no rádio, a geração ficará por conta da FM Assembleia e as e as demais emissoras farão a retransmissão. Não haverá exibição dos programas dos candidatos aos domingos. Já as inserções acontecerão todos os dias da semana. Serão 84 inserções de 30 segundos cada para candidatos a prefeito e 56 inserções, também de 30 segundos, para candidatos a vereador.
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário