segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Governador lança BP Raio em Iguatu e anuncia delegacia 24 horas; antes houve protestos e spray de pimenta


Governador e autoridades descerram placa de instalação do BP Raio em Iguatu. Foto de Honório Barbosa
governador Camilo Santana lançou na manhã deste sábado, em Iguatu, na Praça Gonçalves de Carvalho (Caixa Econômica), o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BP Raio). O efetivo será formado por 52 profissionais, divididos em seis equipes, com auxílio de duas viaturas e 24 motocicletas.
O BP Raio vai atender a 15 municípios da região: Acopiara, Baixio, Cariús, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre.
A solenidade foi marcada por momentos de tensão. Um grupo aliado à administração municipal, que é oposição ao governador, vaiou Camilo Santana, o deputado federal Odorico Monteiro e a deputada estadual, Miriam Sobreira. Em resposta, os que discursaram indagavam se a manifestação era contra a vinda do Raio. Quem era a favor do governo, aplaudiu. Outros lamentaram o ocorrido.
PROTESTO E SPRAY DE PIMENTA
Polícia fez isolamento para evitar acesso de manifestantes. Foto: VC Repórter
Polícia fez isolamento para evitar acesso de manifestantes. Foto: VC Repórter
Antes da solenidade houve protesto. Um grupo de moradores reivindicava com cartazes e faixas mais recursos para o Hospital Regional de Iguatu e a construção de fossa e obras sanitárias na Cadeia Pública, que está interditada.
A Polícia fez um cerco na Praça da Caixa Econômica e tentou evitar o acesso dos manifestantes. Alguns policiais jogaram spray de pimenta contra alguns que protestavam.
Polícia usou spray de pimenta contra manifestantes. Foto: VC Repórter
Polícia usou spray de pimenta contra manifestantes. Foto: VC Repórter
Vaias
Durante a solenidade, o governador Camilo Santana pediu respeito e esclareceu que o momento não era político, mas de ação de governo. “Estou cumprindo um compromisso de campanha, mas depois venho aqui nas eleições”, frisou. “Se o grupo tem alguma reivindicação pode vir a mim”. O governador apresentou um resumo das ações na área de segurança.
O secretário de Segurança, Delci Teixeira, evitou polêmica, e frisou que as ações do Raio vão ocorrer no combate à criminalidade, mas de forma lenta. “Os resultados virão, mas não é na quantidade e velocidade que a gente tanto espera”, disse.
Camilo Santana anunciou que vai transformar a Delegacia Regional de Polícia Civil de Iguatu em uma unidade aberta 24 horas e para isso vai nomear mais quatro delegados, quatro escrivães e oito inspetores. Entretanto, não apresentou nenhum prazo para concretizar o anúncio.
O BP Raio já foi instalado em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixadá e Iguatu. 
POLÊMICA
Na terça-feira passada, o secretário de Segurança Pública afirmou em entrevista coletiva que um deputado (referindo-se ao parlamentar Agenor Neto) seria contra o Raio e isso teria causado surpresa para ele. Na solenidade deste sábado, o secretário preferiu não abordar o tema novamente.
Policiais do Raio fazem demonstração em desfile. Foto de Honório Barbosa
Policiais do Raio fazem demonstração em desfile. Foto de Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário