Quixeramobim. O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), construído neste Município, deve ser inaugurado no próximo dia 20. Pelo menos é o que afirma o prefeito Cirilo Pimenta, que informou ter se reunido com o governador do Estado, Camilo Santana. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) não confirma a data.
Os dois políticos se encontraram na manhã da última quarta-feira, na residência oficial do governador, na Capital. Cirilo Pimenta disse que foi chamado por Camilo que, no encontro, teria definido a data de funcionamento da unidade. "Ele me ligou e nos reunimos para tratar do assunto. Ele mesmo (o governador) foi quem disse que queria abrir nesta data", confirmou.
Mesmo tendo sido inaugurado há um ano e nove meses, o HRSC permanece fechado. Cirilo explicou que, durante a reunião, o governador teria explicado as razões da demora para a abertura do unidade. Ainda restava muita coisa chegar e agora está tudo pronto", frisou.
Calendário
Caso o início do funcionamento do hospital se confirme no dia 20 próximo, a data segue um cronograma estabelecido anteriormente a qual o Diário do Nordeste teve acesso em julho deste ano. Ele estava anexado a um ofício enviado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) à 2ª Promotoria de Quixeramobim, que cobrava explicações sobre a abertura do HRSC. O ofício, assinado pelo secretário da pasta, Henrique Javi, explica que o início dos atendimentos na unidade será realizado por etapas. A primeira delas, de gestão de processos e de validação da usabilidade, está marcada para se iniciar até 30 de setembro.
O funcionamento pleno de todos os serviços que o Hospital pode oferecer é previsto para o dia 30 de março do próximo ano.
Preocupação
A assessoria de comunicação da Sesa explicou que a data ainda não é uma certeza. "Ainda é uma previsão, que está dentro daquele roteiro que é estabelecido". A Sesa ainda explicou que, mesmo com a cerimônia em 2014, que contou com a presença do então governador Cid Gomes, o HRSC deve ser oficialmente inaugurado pela atual gestão. "Mas não será agora em setembro ainda".
Desinteresse
Diferente do que fez em outras situações, o governador Camilo Santana até agora não divulgou a data em seu perfil no Facebook. Uma das datas estipuladas pelo governador foi pela internet. Durante transmissão ao vivo em seu perfil da rede social, Camilo disse que abriria o HRSC "entre o fim de junho e o início de julho".
Contrato encerrado
No início de julho, o jornal mostrou a preocupação dos aprovados no processo seletivo para atuarem no hospital. O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), de acordo com os profissionais, não teria mais interesse em administrar a unidade e o contrato seria encerrado
Nenhum comentário:
Postar um comentário