Os dois sentidos da via foram fechados.
De acordo com os organizadores, cerca de 600 pessoas participaram do ato. Os moradores reivindicavam respostas para as solicitações que, de acordo com os organizadores do movimento, vêm sendo feitas desde 2013, pedindo reforço na segurança do município.
O movimento teve inicio por volta de 6h. Os manifestantes fizeram um cordão humano e, com a ajuda de pneus, bloquearam a via. Muitos motoristas chegaram a voltar, desistindo de continuar viagem. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o bloqueio gerou cerca de 5 km de engarrafamento.
De acordo com a estudante Aniele Silva, uma das organizadoras, a manifestação teve a participação de comerciantes, estudantes, sindicatos, associações, comunidades, igreja e da população em geral. O comercio ficou completamente fechado. Aniele conta que a cidade vive um clima tenso de insegurança. "Diante de muita violência, de muito roubo, de muito ataque a comércio, lotérica e bancos, a população teve que tomar uma atitude". Ela explica que os ofícios enviados pela gestão municipal à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado "nunca foram atendidos".
A população cobrava a presença de um representante do Governo do Estado como condição para liberar a via e por fim ao protesto. Por volta de 11h, uma comitiva, formada por três comerciantes, uma estudante, uma representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MTST) e o padre da cidade seguiu até a Capital para reunir-se com o secretário adjunto da segurança pública, coronel da PM Lauro Prado.
O encontro aconteceu na SSPDS. Entre as reivindicações apresentadas, foi solicitado o reforço no contingente policial da cidade, troca da viatura por uma nova e uma delegacia. "Como é que pode uma cidade com 25 mil habitantes não ter uma delegacia?", disse Aniele.
Nova viatura
Em nota a prefeita de Ocara, Vânia Clementino, salientou que também já havia dado encaminhamento a algumas demandas em reunião com o coronel Prado, como a agilidade do BPRaio em Canindé, que atende Ocara, e disse que aguarda a finalização de uma licitação em setembro, para a aquisição da nova viatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário