quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Escolas militares têm os melhores desempenhos

O Colégio Militar registrou as maiores notas em todas as áreas de conhecimento do exame entre as escolas públicas, segundo o levantamento realizado pelo Inep ( FOTO: JL ROSA )
As escolas militares cearenses foram as instituições públicas do Estado com os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, conforme o resultado divulgado ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Colégio Militar de Fortaleza, o Colégio da Polícia Militar do Ceará e o Colégio do Corpo de Bombeiros obtiveram as mais altas notas nas provas objetivas e de redação da avaliação.
A relação de unidades inclui escolas federais, a exemplo do Colégio Militar, e estaduais. A Secretaria de Educação do Estado (Sesa) informou, ontem, que não se pronunciará sobre os desempenho das unidade da rede estadual diante da ausência, no documento apresentado pelo Inep, dos resultados de 109 escolas profissionalizantes do Ceará que aplicaram o exame no ano passado. Segundo o secretário Idilvan Alencar, o órgão entrou com um pedido de revisão da lista. Questionado, o Instituto informou que uma possível razão para as escolas terem ficado fora da lista é por não se encaixarem nos critérios para divulgação.
Dentre as escolas públicas, o Colégio Militar registrou as maiores notas em todas as áreas de conhecimento do exame e na produção textual. A média geral da unidade totalizou 652,64 pontos. Na análise individual de cada prova, o melhor resultado da instituição ocorreu na redação, com média de 752,42.
Em segundo lugar ficou o Colégio da Polícia Militar, que alcançou média geral de 587,19. O Colégio do Corpo de Bombeiros, por sua vez, chegou à terceira colocação, tendo média geral igual a 576,34.
Acompanhamento
O comandante do Colégio da Polícia Militar, coronel Cláudio Mendonça, comemorou o resultado e afirmou que as notas referentes ao Enem 2015 representam avanço em relação a anos anteriores. Ele atribui o êxito dos alunos da instituição ao trabalho conjunto realizado pela gestão escolar, pelo corpo docente e pela família dos estudantes.
"Os alunos são acompanhados do ponto de vista do rendimento, do aspecto disciplinar e do aspecto cognitivo tanto pelos militares quanto pelos professores. Os pais também são convocados para discutir qualquer detalhe que diga respeito ao estudante", destacou o gestor.
Mendonça ressaltou que, no ano passado, 86 alunos da escola foram aprovados no Enem, número considerado satisfatório pela direção. No exame deste ano, cujas provas devem acontecer no início do próximo mês, a meta é que 75% dos estudantes ingressem no Ensino Superior. "Pelas nossas avaliações e nossos indicadores, acreditamos que será possível chegar a essa meta", observou.
No Colégio do Corpo de Bombeiros, o comandante e diretor de ensino, coronel Edson Allemany, também salientou o papel dos professores e das famílias. Ele cita, ainda, que a instituição procura estimular os alunos por meio de reconhecimento de mérito daqueles que se destacam em concursos nacionais.
"Realizamos solenidades semanais aos moldes das formaturas militares, onde homenageamos os alunos que são destaque nas suas áreas, com os melhores resultados em olimpíadas, feiras de ciências e outras competições", afirmou.
dsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário