Juazeiro do Norte recebe até o próximo dia dois de novembro, dia dos fiéis defuntos, cerca de 500 mil romeiros, oriundos de todos os estados do Nordeste para mais uma Romaria de Finados, conhecida também como “ Romaria da Esperança”.
A peregrinação que é considerada é a terceira no ciclo de romaria da cidade, traz como tema para este ano “No caminho do romeiro, Juazeiro é Porta da Misericórdia".
Além de homenagear seus entes queridos, com flores, velas e orações, os fiéis católicos também prestam homenagens aos líderes espirituais importantes como o Padre Cicero Romão Batista, sepultado no altar mor da Capela do Socorro e, Padre Murilo de Sá Barreto, considerado “ O vigário do Nordeste”, na Capela do Encontro, Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores.
Durante os cinco dias que antecedem Finados, toda uma programação foi preparada pela equipe de padres. A programação consta com ofícios e santas missas além de acolhida dos romeiros que chegam a Juazeiro para reviver a memória de Padre Cícero Romão e entes queridos. O número as visitas, tem um maior fluxo em outros templos religiosos como a igreja do Sagrado Coração de Jesus( Salesianos) e Franciscanos.
A romaria segue até o dia 2 de novembro, dia de finados, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja. O encerramento acontece com a benção de despedida dos romeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário