Iguatu. Depois de 45 dias de mobilização de candidatos a prefeito e a vereador em busca de conquista de votos, nas cidades da região Centro-Sul, desde quinta-feira, com o fim da propaganda eleitoral no rádio e em carros de som (por acordo entre as coligações e o Ministério Público Eleitoral), o clima é de tranquilidade. A sexta-feira foi de reduzida movimentação nos comitês, cartórios eleitorais e ruas.
Nos últimos dois dias, os candidatos priorizam a visita aos eleitores em suas casas nos centros urbanos e na zona rural. A fiscalização de juízes e promotores eleitorais com apoio de policiais militares agora é para evitar a compra de votos.
A cidade de Icó recebeu, desde a semana passada, reforço de cinco unidades especiais da Polícia Militar (PM), de uma equipe da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por solicitação da Justiça Eleitoral. A presença de viaturas e de mais 50 homens surtiu efeito. Os casos de violência que estavam ocorrendo na área urbana (tiros nas fachadas das casas) não foram mais registrados.
Na noite de quinta-feira houve comícios de encerramento dos três candidatos que disputam a Prefeitura de Icó, sem registro de violência. "Ocorreu tudo dentro da normalidade", disse o coronel Paulo Tibúrcio, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar. "Montamos barreiras fixas de separação dos eleitores e tudo ocorreu em paz". Milhares de eleitores e simpatizantes participaram dos dois principais comícios sem agressões físicas.
O coronel Paulo Tibúrcio frisou que cerca de 300 policiais militares vieram da Capital para o reforço das eleições na região Centro-Sul. São 16 municípios sob a responsabilidade do 10º Batalhão Militar. "Convocamos quem estava de férias por extrema necessidade de serviço", disse o comandante militar. "A partir de agora o planejamento será outro, voltado para o dia das eleições", adiantou.
A cidade de Iguatu concentra o maior número de eleitores da região. São 60.486 aptos a votar, segundo o Cartório Eleitoral. A 13ª Zona Eleitoral abrange também o município de Quixelô, o menor do Centro-Sul cearense, com 12.309 eleitores cadastrados. As 309 urnas eletrônicas das duas cidades estão armazenadas no Fórum Eleitoral e serão distribuídas a partir das 7h deste sábado, por empresas contratadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário