domingo, 2 de outubro de 2016

Sobral finaliza preparativos

Sobral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Sobral, no Norte do Estado, realiza os últimos preparativos para as eleições deste domingo, quando os quatro candidatos à vaga de prefeito se enfrentam nas urnas, no município considerado berço político da família Ferreira Gomes, que traz ao pleito o candidato Ivo Gomes (PDT), apoiado pelos irmãos Cid e Ciro, ambos ex-governadores do Estado e ainda com forte influência no cenário político do Ceará.
Mudança de apoio
Apoiado pelo senador Eunício Oliveira (PMDB), o candidato Moses Rodrigues (PMDB), empresário da área de Educação, segue em oposição a Ivo Gomes, que pretende suceder Veveu Arruda (PT), também levado à prefeitura de Sobral, em 2012, pelos irmãos Ferreira Gomes.
Na última quarta-feira, Moses Rodrigues se disse surpreso ao ver nas redes sociais um vídeo em que o senador Tasso Jereissati (PSDB), de passagem por Sobral, declarava apoio a ele, deixando claro que o senador havia abandonado o candidato Dr. Guimarães, do PSDB, que também pleiteia a vaga de prefeito de Sobral.
A notícia do apoio caiu como uma bomba no meio político local, aumentando mais ainda as especulações sobre a disputa eleitoral deste ano. Após a divulgação do vídeo com a entrevista do senador, o candidato Dr. Guimarães também usou as redes sociais para tonar pública sua opinião sobre o assunto, afirmando que a decisão não iria repercutir em sua candidatura, deixando claro que a "decisão tem toda a característica de decisão de cúpula, que certamente visa preenchimento de cargos no governo do Estado na eleição de 2018 e também no cargo de senador".
A quarta pessoa que disputa a cadeira de prefeito de Sobral é Josy Vasconcelos, do PSOL. Historiadora, formada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), segue com 1% das intenções de voto, segundo a terceira e última pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Verdes Mares, onde surgem Ivo Gomes com 43%, seguido de Moses, com 36% das intenções de voto, e Dr. Guimarães com 11%.
Sobral é o maior colegiado eleitoral da região Norte com 131.395 eleitores, em duas zonas eleitorais. A 121°, com 55 locais de votação e a 24°, com 53 locais. Os dois maiores locais de votação no município são a Escola Jarbas Passarinho, no Bairro Junco, com 14 seções e 5.388 eleitores e a Escola Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes, no Bairro Cohab I, com 12 seções e 4.281 eleitores, que neste ano vão às urnas votar pela primeira vez pelo sistema de biometria, com identificação por meio da impressão digital.
Organização
O TRE já recarregou as urnas com as informações dos candidatos. As unidades estão sendo entregues neste sábado, nos locais de votação. O dia é reservado a testes e confirmação da utilidade dos equipamentos, que ficarão, ainda, sob a responsabilidade do administrador de cada prédio, que apenas no domingo de votação passará os equipamentos ao presidente de cada seção.
Até este domingo, Sobral terá seu efetivo policial reforçado com a chegada de policiais de Fortaleza e os que retornam de férias. O efetivo permanente, em torno de 180 homens, recebe apoio de mais 50.
Durante o sábado e com intensificação no domingo, o policiamento será ostensivo na sede e distritos, com equipes de fiscalização de trânsito, policiamento civil e militar, Guarda Municipal e demais órgãos. Segundo o coronel Cláudio Mendonça, comandante da Operação Eleições na Zona Norte, que desembarcou em Sobral no início da semana, e deverá permanecer até a segunda-feira. "O domingo deverá exigir maior atenção, mas as tropas estão preparadas", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário