terça-feira, 22 de novembro de 2016

Circuito itinerante voltado para as mulheres

Com o intuito de promover e sensibilizar o público feminino, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) e da Ouvidoria Externa, realizará, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, um circuito itinerante de palestras nos bairros Pirambu, Jangurussu e Genibaú, em Fortaleza.
O objetivo do evento é orientar grupos de mulheres da comunidade sobre como identificar as formas de hostilidade e o acesso a toda a rede de enfrentamento à violência. Para isso, serão realizadas oficinas de educação em direitos de defesa da mulher. A iniciativa faz alusão à passagem do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, celebrado nesta sexta, 25 de novembro. Em 2016, o Nudem já atendeu 2.478 ocorrência.
Qualificação
A programação teve início com uma qualificação voltada ao público interno: nessa segunda (21), as atendentes do Alô Defensoria foram capacitadas pelo Grupo Parto Normal em Fortaleza, que trata sobre violência obstétrica (negligência recebida durante a gravidez e parto).
De hoje até esta quinta-feira (24), os bairros Pirambu, Jangurussu e Genibaú recebem uma espécie de mesa-redonda, onde será discutida a violência contra a mulher. A ação de educação em direitos é destacada por Jeritza Lopes, defensora pública e supervisora do Nudem, como uma missão da instituição. "Nosso intuito é abordar os vários aspectos que envolvem a violência contra as mulheres. Um destes vieses, por exemplo, é uma abordagem nova, mas que vitimiza diariamente milhares de mulheres, que é a violência obstétrica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário