Saboeiro. Esta cidade da Região dos Inhamuns terá a cultura popular e oral em destaque com o projeto Lamparina de Histórias, na Praça do Fórum, no próximo dia 26 de novembro. Ele é apoiado pela Enel e viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Seduc). O evento vai envolver diversas apresentações artísticas, narrativas de causos, cordéis, oficinas, exibição de documentários e também um show.
O projeto reúne contadores de histórias tradicionais, artistas populares e os apreciadores da arte narrativa, que é milenar. Pela oralidade, as histórias se perpetuaram. É uma celebração da literatura oral cearense por meio dos causos, lendas, parlendas, adivinhas, brincadeiras, cantoria e poesia de cordel.
Nesta edição, as narrativas do mar e do sertão cearense se somarão. Depois de passar pela praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e pela cidade de Crateús, agora é a vez de Saboeiro, onde serão narrados os mais fantásticos causos sertanejos, com todo ritmo, sonoridade e graciosidade.
Realizado pela Casa do Conto, o Lamparina de Histórias nasceu em 2009 a partir do desejo de reconhecer e valorizar os velhos contadores de histórias, pessoas simples e de um fazer anônimo valioso para a construção da identidade cultural de um povo.
O projeto já esteve em 12 cidades do Ceará: Aquiraz, Assaré, Beberibe, Canindé, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Guaramiranga, Hidrolândia, Itarema, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. A trajetória resultou na produção de um documentário sobre a prática desses guardadores de histórias, levando seus causos a recantos mais distantes.
O secretário de Cultura de Saboeiro, Marcos Melo, disse que o projeto será uma oportunidade de valorização das tradições artísticas e culturais da região.
No dia 25, na Escola Municipal Manoel Gonçalves dos Santos, a partir das 14h, haverá contação de histórias em rodas de conversa com Rita Neris. A exibição do documentário Lamparina de Histórias, de Júlia Barros, será na Praça do Fórum às 18h. Depois haverá dança de São Gonçalo, maratona de contos com narradores tradicionais, apresentação do grupo Reisado de Saboeiro e o show Cabôco, da banda Fulô da Aurora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário