terça-feira, 22 de novembro de 2016

Hemoce precisa de 250 bolsas de sangue por dia

Doar chances. Essa é a proposta da 10ª Semana Nacional do Doador de Sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que começou ontem e segue até o dia 27. O objetivo da entidade é coletar 3.600 bolsas de sangue em todo o Estado, sendo 2.100 apenas na Capital. Nem o desabamento de parte da estrutura do heliponto do local, no último domingo (20), impediu que dezenas de pessoas comparecessem ao espaço para contribuir ontem.
A estudante de enfermagem Tamara Rodrigues (A+), 28, por exemplo, doa sangue desde os 18 anos. Ela se diz grata por ser capaz de ajudar pessoas que não conhece e, nesse processo, nem a agulha intimida. "O medo maior é estar no leito de um hospital precisando receber o sangue. Quem está lá esperando com certeza não tem medo e sabe que quem doa é de coração".
Chagas Mota (A+), 32, professor e doador desde 2004, contabilizou, orgulhoso, sua 21ª doação na manhã de ontem. "Já tive uma prima que morreu por causa da leucemia e sei o quanto é difícil esperar por sangue ou plaquetas. Depois que tive idade para doar, venho ao Hemoce pelo menos três vezes ao ano, para tentar ajudar outras pessoas", acrescentou.
Segundo a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, os tipos sanguíneos mais requisitados no Ceará são O+, um dos mais comuns no Estado, e O-, doador universal. "Eles vão para pacientes vítimas de acidentes, queimaduras, cirurgias de emergência e outras situações que precisem de transfusão. Só em Fortaleza, nossa necessidade diária é de 250 doações, de todos os tipos sanguíneos", reforça.
Atualmente, o estoque do Hemoce está "regular", mas, conforme Nágela, é necessário garantir uma boa Semana de Doação porque o fim do ano está chegando e, com ele, os períodos festivos que podem acarretar acidentes, como Natal e Réveillon. Ao todo, o estoque do Hemoce atende a pacientes de 427 unidades de saúde em todo o Ceará.
Na Capital, as doações podem ser feitas na sede da entidade, no bairro Rodolfo Teófilo, que ofertará shows de humor, mágica, apresentação de corais e testes de glicemia e pressão arterial ao longo da semana. Outros pontos de coleta na cidade são a unidade móvel instalada na Praça do Ferreira, no Centro, até quinta-feira, de 8h às 16h; e os postos nos shoppings Parangaba, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, das 10h às 20h.
Municípios
No Interior, podem ser procurados os hemocentros de Quixadá, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte. Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 69 anos, estar saudável, alimentado e portando documento oficial com foto.
Aprovada a doação após a triagem, ocorre a coleta de uma bolsa de 450 ml de sangue, num tempo médio de 10 minutos. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, a cada dois meses; já as mulheres podem doar até três vezes por ano, a cada três meses. (Colaborou Nicolas Paulino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário