domingo, 20 de novembro de 2016

Moradores de Iguatu enfrentam falta de água há pelo menos quatro dias

Em março de 2014, a adutora do Trussu rompeu-se deixando Iguatu sem água por quatro dias. Foto de Honório Barbosa
Adutora do Trussu rompeu-se deixando Iguatu sem água por quatro dias. Foto de Honório Barbosa
Desde quarta-feira passada, dia 16, que falta água na rede de distribuição da cidade de Iguatu, a maior da região Centro-Sul do Ceará. O motivo foi mais um rompimento da adutora do Açude Trussu, nas proximidades do distrito de Suassurana.
Os moradores reclamam da falta de água. “Meus filhos não foram mais para o colégio porque não tem como tomar banho”, disse a dona de casa, Rosa Oliveira, moradora da Vila Neuma. “A gente que não tem caixa de água sofre desde o primeiro dia sem água nas torneiras”.
São milhares de moradores que estãos em água há pelo menos três dias. “A caixa é pequena e secou logo”, disse a dona de casa,Valderez Freitas, moradora do bairro Areias.
Donos de lanchonetes, restaurantes, salão de beleza, barbearias enfrentam com dificuldades a falta de água.
ROMPIMENTO ADUTORA
De acordo com o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Iguatu, Edval Lavor, a falta de água decorre de um novo rompimento da adutora. “O conserto foi feito, mas uma hora depois houve novo rompimento no mesmo local que é de difícil acesso”, contou. “Estamos trabalhando para que a água volte à rede de distribuição na tarde deste sábado (19)”.
Este é o quinto rompimento da adutora no trecho entre Suassurana e o Açude Trussu registrado neste ano de 2016. No ano passado, foram dois.
A adutora foi inaugurada em 2000 e tem canos com dimensão de  400mm e uma extensão total de 20 km. Os canos são de PVC com fibra de vidro. “Existem casos de rompimento por causa de tiros disparados por vândalos ou pessoas que fazem furo com picareta ou outro instrumento nos trechos em que os canos estão sobre o chão”, disse Lavor.
Para o SAAE, é necessário a troca de canos de PVC por ferro, pelo menos no trecho de 4 km, entre Suassurana e o Açude Trussu, para evitar sucessivos rompimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário