Juazeiro do Norte. Após cinco dias de efervescência cultural, a 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas chega ao fim com apresentação do cantor e compositor Alceu Valença. O show acontece em Barbalha, a partir das 21 horas de hoje, com entrada gratuita. O pernambucano apresentará músicas de sua trajetória, como "Táxi Lunar", "Tropicana" e "Anunciação", canções que marcaram gerações. O público vai poder conferir, ainda, "Belle de Jour", e, claro, o primeiro sucesso de massa do cantor, "Coração Bobo", que o levou ao topo das paradas, transformando Alceu num dos mais vigorosos autores da canção popular brasileira de seu tempo.
O evento cultural chega à sua 18ª edição, com status de ser um dos maiores do gênero do País. Ao longo de cinco dias, 71 grupos, sendo 29 do Ceará, apresentaram trabalhos de literatura, música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas. A programação da Mostra integrou 28 cidades do Cariri, como forma de descentralizar as ações do eixo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) e disseminar a cultura para um número maior de pessoas. A estimativa da organização é de que o evento tenha atraído cerca 450 mil participantes durante os cinco dias.
Essa difusão da identidade regional é, inclusive, um dos objetivos do evento. O presidente da Fecomércio/Sesc, Luiz Gastão Bittencourt, destacou que a programação é pensada para proporcionar diversão e reflexão intercaladamente. Ele também ressaltou que "a Mostra representa a união e a troca de saberes entre artistas locais e de outras regiões do País, para difundir nossa cultura e aperfeiçoar nossa arte. Estamos completando 18 anos, com muita vitalidade e em uma busca permanente de promover a arte e a geração de empregos".
Conforme ponderou Luiz Gastão, o impacto da Mostra não se restringe ao universo cultural. Com milhares de participantes ao longo dos cincos dias de programação ininterrupta, o evento aqueceu a economia em tempos de retração financeira e instabilidade econômica.
Segundo a pesquisa "Mostra Sesc Cariri de Culturas: perfil do público", publicada no ano passado por pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em 2014, 26% dos participantes da Mostra eram de fora da região, sendo destes 12% de outros Estados. Segmentos como alimentação, hospedagem, passeios e compras são apontados pelos participantes da Mostra como os mais estimulados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário