Os ocupantes da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte devem realizar sessão popular na tarde desta terça-feira, dia 1º. A reunião está prevista para as 15h no Palácio Floro Bartolomeu da Costa, sede do Legislativo Municipal. No mesmo momento em que deveria ocorrer à sessão ordinária da Casa, se essa não estivesse tomada pelos manifestantes.
De acordo com os membros da ocupação, a ‘sessão popular’ terá quase 20 pontos a ser debatidos com a população. Eles estão desenvolvendo atividades de formação, debates sobre as pautas reivindicatórias e a decisão que pode anular a sessão não será o suficiente para a desocupação do espaço.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) pode anular o processo de reajuste salarial dos vereadores em vários municípios do Ceará. A decisão ocorre por conta de uma possível legislação em causa própria, visto que a votação deveria ter ocorrido 180 dias antes do processo eleitoral. Mesmo que a decisão ocorra os manifestantes estão dispostos a manter a ocupação por conta das demais reivindicações.
De acordo com Tassiana Cardoso, membro do movimento que tomou a Câmara juazeirense, a sessão será aberta ao público e eles contam com o respaldo da Defensoria Pública para garantir que após o ato eles não serão removidos forçadamente. Eles contam ainda com quatro advogados que compõem o movimento para auxilia-los juridicamente.
Manutenção e preservação
Enquanto está ocupada, a Câmara de Vereadores está recebendo manutenção dos próprios ocupantes. Eles se revezam na limpeza do espaço e garantem que o equipamento será devolvido no mesmo estado de conservação que foi recebido. De acordo com Tassiana, logo após a tomada do espaço, foi feita uma filmagem do local para que se faça uma comparação quando o local for desocupado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário