O conselheiro Domingos Filho foi eleito presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) na manhã desta quinta-feira, 1º. Em uma disputa apertada, ele conquistou quatro votos, um a mais que Hélio Parente, e assumirá o posto hoje ocupado por Francisco Aguiar. O mandato tem duração de dois anos com possibilidade de reeleição.
Manoel Veras, também em disputa apertada, derrotou o candidato a reeleição Ernesto Sabóia e foi escolhido vice-presidente. Pedro Ângelo conquistou o posto de corregedor do Tribunal. O cargo é, atualmente, ocupado pelo conselheiro Hélio Parente.
A eleição ocorreu em meio a acirramento de ânimos do grupo dos irmão Cid e Ciro Gomes(ambos do PDT) com o de Domingos Filho, hoje liderado publicamente por seu filho, o deputado federal Domingos Neto (PSD). A animosidade acontece em virtude da disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), que ocorre nesta quinta. Enquanto o grupo de Domingos apóia Sérgio Aguiar (PDT) - filho de Chico Aguiar -, o grupo ligado aos Ferreira Gomes, incluindo o governador Camilo Santana (PT), trabalha pela reeleição de Zezinho Albuquerque (PDT). Parlamentares como o prefeito eleito de Sobral Ivo Gomes (PDT) acusam conselheiros do TCM de interferir na disputa. Francisco Aguiar e Domingos Filho negam.
Perfil
Domingos Filho, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ingressou na política em 1992, como deputado estadual. Em 2011, foi escolhido por Cid Gomes como seu companheiro de chapa na busca pela reeleição para governador. Em 2014, seu nome era apontado como um dos que poderiam entrar na disputa pelo Palácio da Abolição, possibilidade afastada por sua indicação para o TCM. Além do filho deputado, ele também é casado com a atual prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário