Alunos de escolas da rede pública estadual de oito municípios cearenses participarão, até o final deste mês, do encerramento do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA), uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) voltada para jovens matriculados no ensino médio. A programação envolverá uma série de apresentações artísticas e culturais, sorteio de prêmios variados para os estudantes e a entrega de troféus às equipes vencedoras da gincana cultural do JA em cada estabelecimento contemplado com a ação preventiva.
Nesta quarta-feira, 14, a programação de encerramento acontece na Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, onde 320 estudantes foram contemplados com o JA. Na quinta-feira, 15, é a vez do encerramento do programa na Escola de Ensino Médio (EEM) Ana Facó, em Beberibe, onde 720 alunos foram beneficiados. No dia seguinte, 16/12, a programação ocorre na EEEP Maria Alcântara, em Horizonte, onde o JA alcançou 388 estudantes.
Na próxima semana, o encerramento do JA acontecerá na EEEP Francisca Albuquerque, no município do Cedro, dia 20; na EEFM Polivalente Adauto Bezerra, no Crato, dia 21; na EEEP Alfredo Nunes de Melo, em Acopiara, dia 22; e na EEEP Deputado José Walfrido Monteiro, em Icó, no dia 23. O total de alunos beneficiados com o programa Juventude em Ação nos quatro estabelecimentos de ensino chega a 2.345 jovens.
A equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD, que tem à frente psicóloga Miriam Barreto, coordenará a programação em cada escola. Contudo, a mostra da ciranda da prevenção terá os estudantes como os grandes protagonistas ao apresentarem uma série de saberes apreeendidos a partir da discussão ampla sobre o tema ‘drogas’.
O programa JA está sendo desenvolvido pela SPD em escolas públicas estaduais cearenses e tem estudantes do ensino médio como público-alvo. Na primeira fase, foram selecionadas 19 escolas de sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. Na segunda fase, o JA está em 16 municípios, favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.
O Juventude em Ação envolve atividades educativo-informativas sobre prevenção às drogas a partir da aplicação do jogo retrô ‘Na trilha da Prevenção’, com a ampla participação dos estudantes das escolas de ensino médio selecionadas em cada município. A implantação do programa envolve, ainda, oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais. Os benefícios são multiplicados com a formação de grupos de adolescentes voluntários.
Através do JA, a SPD foca na diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, além de o programa contribuir para a conscientização sobre direitos e deveres na vida cotidiana na direção de ações proativas e cidadãs. O JA também fortalece competências, potencialidades e habilidades para a vida por parte dos jovens, bem como a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entre-ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário