Para este ano de 2017, os Agentes de Leitura deverão receber cerca de 150 livros, que deverão compor o acervo da equipe. São ediçõs de literatura infantil, poesias e assuntos variados para crianças, jovens e adultos. A prioridade da SEDUC Juazeiro, neste momento, é a conclusão do ano letivo 2016, que ainda está em andamento. No entanto, a Secretária Maria Loureto de Lima, sinalizou que, em tempo hábil, deverá realizar encontros entre os gestores das escolas municipais com cada Agente de Leitura, na intenção de promover uma aproximação entre Gestores e Agentes. Em seguida, as escolas aproximam a equipe e a comunidade escolar. Isso contribuirá para que a comunidade (pais e alunos) possa entender a finalidade do projeto, desde o primeiro contato com os Agentes de Leitura.
Outra ideia lançada é a de que as escolas forneçam uma lista de crianças a serem atendidas, baseada nas dificuldades de leitura que elas demonstram em sala de aula, o que deverá tornar o trabalhado dos Agentes mais objetivo. “Essa parceria é muito importante, pois dará mais visibilidade ao projeto e nos ajudará a fomentar a leitura nas casas das famílias”, explica Tamires Fernandes, articuladora dos Agentes de Leitura, em Juazeiro do Norte.
A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, considera muito importante essa iniciativa por parte da Coordenação de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte. “Temos situações de dificuldade de leitura por parte de alguns alunos e esse projeto com sistemática de leitura voltada à família, com certeza vai atrair nossos estudantes. No final, teremos uma grande contribuição da Cultura no que diz respeito ao desenvolvimento da leitura junto às escolas de ensino da rede municipal”, ressalta Maria Loureto.
O Coordenador de Arte e Cultura da Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura, Alemberg Quindins, acredita que essa parceria entre o Município e os Agentes de Leitura do Governo do Estado deverá fortalecer as ações da Biblioteca Pública com as bibliotecas das escolas da rede municipal de ensino na formação e disseminação da literatura nos bairros onde estão essas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário