Sobral- Com cartazes e apitaços, alunos dos cursos de línguas e informática ocuparam a frente do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, em Sobral, no Norte do Estado, para protestar. Eles reclamam da demora, por parte da Secretaria de Educação Municipal, no repasse do pagamento dos professores, a redução de salários da categoria, além de pedir maior investimento na estrutura dos cursos. O estudante do primeiro semestre de Inglês, Emanuel Magalhães, um dos alunos à frente do movimento, reforça a importância da manutenção das instalações do importante equipamento de educação. “Os professores estão há três meses sem receber, e sabemos o quanto eles são dedicados”, disse Emanuel, morador de Taperuaba, distrito a cerca de 72 quilômetros da sede de Sobral.
Reclamação
O estudante Gilieferson Soares de Sousa, também morador de Taperuaba, reforça o coro de descontentes com a demora no repasse dos professores, e teme pelo fechamento dos cursos, com as mudanças programadas pela reforma administrativa, pela qual passa o Município. “ Nós ouvimos falar que os serviços serão ampliados com a oferta de mais cursos, mas minha dúvida é, como seria possível dar conta de novas ofertas, já que as que já temos estão desassistidas?”, indaga o jovem.
Jayne Braga, de 17 anos, cursa o segundo período de Inglês, e vê no domínio de um segundo idioma, uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Nós ouvimos falar de um seletivo para contratação de novos professores. O que a gente quer é a garantia de que nossos antigos professores seguirão dando aulas, como sempre fizeram, pois se criam laços com os alunos, e a saída deles, nos preocupa demais”.
Estrutura
Fundado há quase 17 anos, o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras é a maior escola de cursos de línguas estrangeiras do Ceará, com cerca de 2 mil alunos de inglês e espanhol, por semestre. Mais de 50 mil jovens já foram atendidos pelos diversos cursos oferecidos pelo equipamento que também oferta vagas para os laboratórios de biologia, química e física, todos gratuitos para alunos de escolas públicas.
Salários
De acordo com o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, o pagamento dos professores já está sendo efetivado, estando dentro do cronograma de pagamentos do Município, conforme calendário de atividades da Educação, oficializado dia 30 de janeiro, com o início das aulas. “Houve cortes de comissionados, pois nós realizamos a reforma administrativa, necessária para manter a regularidade dos serviços públicos, e a partir daí, começamos a contratar os professores que estão em sala de aula em cursos de idioma, respeitando a Lei do Piso e a contratação via Contrato Temporário, que todo docente da rede pública de Sobral tem”, disse e complementou. “O piso salarial para 4 horas gira em torno de R$ 1.200, para oito horas é o dobro. E agora tivemos a resposta positiva do prefeito com reajuste da ordem de 7, 6%, para que acompanhemos o piso salarial nacional, divulgado recentemente”.
Seleção
A Secretaria da Educação de Sobral realiza chamada pública para composição do banco de professores do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras. As inscrições para a seleção de professores de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, chinês e japonês podem ser feitas até o dia 15 de abril, exclusivamente, no endereço eletrônico: https://goo.gl/VUJBdY.
Os candidatos devem enviar os documentos de identidade e CPF digitalizados, além do currículo atualizado, contendo o registro de suas atividades acadêmicas, profissionais e técnico-científicas desenvolvidas, com todos os diplomas e comprovantes para o endereço eletrônico editais.seducsobral@gmail.com.
Requisitos
Para participar da seleção, o candidato deve ser graduado em Letras ou ter cursado mais de 70% do curso; ter certificação comprovada de proficiência linguística em um dos idiomas estrangeiros listado no item 1.2 do edital; e ter experiência comprovada em sala de aula. A Prefeitura de Sobral fortalecerá e ampliará as ações do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras. Ainda, segundo o secretário de Educação, “além do ensino de novos idiomas, também serão ofertados novos cursos gratuitos nos laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática, voltados ao mercado de trabalho, tais como montagem e manutenção de computadores, criação de páginas na internet, design gráfico, programação de computadores, robótica, eletrônica, entre outros”, afirmou Herbert Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário