Representantes da Biblioteca Pública Municipal, Dr. Possidônio da Silva Bem, de Juazeiro do Norte, participaram do VIII Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e do III Encontro de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Ceará, que aconteceram entre os dias 18 a 20 de abril e contou com a participação de mais de 150 bibliotecários e representantes das Bibliotecas cadastradas no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Ceará (SEBP - CE), órgão ligado à Coordenadoria de Políticas de Livros e Acervos (COPLA), da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE).
Os Encontros aconteceram dentro da programação da XII Bienal Internacional do Livro, que teve como tema central nesta edição “Cada pessoa, um livro; o mundo, a biblioteca”. Realizada no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 14 e 23 de abril, na cidade de Fortaleza, o evento teve programação também em dez ambientes externos na Capital e outros quatro municípios cearenses: Itaitinga, Redenção, Caucaia e Aquiraz, e contou com vasta programação.
Participaram representado o Município de Juazeiro do Norte, a coordenadora da Biblioteca do Memorial Padre Cícero, Marilia Lima, as servidoras Aparecida Martins e Silvana Ferreira, Bibliotecárias auxiliares e a Diretora da Biblioteca Pública, Rosana Marinho, representando também a sub-coordenação Regional do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas no Cariri, Polo Juazeiro, que congrega 29 municípios da região.
No encontro, aconteceu o lançamento do Guia de Bibliotecas do Estado do Ceará, que nesta edição contempla informações sobre as bibliotecas públicas.
A Bienal foi também uma oportunidade para o enriquecimento do acervo da Biblioteca Municipal. As bibliotecárias foram presenteadas com alguns livros e adquiriram outros títulos da literatura cearense.
Segundo a Diretora da Biblioteca Pública, Rosana Marinho, a Bienal do livro é uma grande oportunidade de encontro com toda a cadeia produtiva do livro. “Nos espaços interativos do evento, temos a oportunidade de encontrar pessoas que fazem fluir esse segmento: Literatura, Leitura e Bibliotecas. Lá estão o leitor, o escritor, o livreiro e o bibliotecário. São os representantes que apresentam o verdadeiro valor desse universo complexo. Não só a cultura escrita em si, mas todas as representações informacionais, inclusive, as que vivenciamos na oralidade. Por isso, o tema desta Bienal foi muito assertivo. Cada pessoa tem em si um mundo e cada livro presente em nossas bibliotecas, um universo”, comenta Rosana Marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário