A quinta transmissão ao vivo do governador Camilo Santana via Facebook, nesta terça-feira (4), aconteceu em um ambiente diferente. O habitual gabinete deu lugar à Companhia Siderúrgica do Pecém, onde esteve para solenidade de celebração das atividades. O complexo, gerenciado por três empresas (a brasileira Vale e as coreanas Posco E&C e Dongkuk), atualmente produz três milhões de toneladas de aço para exportação e, segundo o chefe do Executivo, o objetivo é dobrar para seis milhões. São mais de cinco mil empregos diretos e 12 mil indiretos. O investimento foi de quase R$ 14 bilhões.
"Essa siderúrgica representa um novo momento para o Ceará. Ela vai incrementar em quase 50% do PIB industrial do Estado. Não tenho dúvida de que é um sonho para nós. Mostra que além de o cearense ser um povo alegre, trabalhador, é persistente, não desistimos nunca. Só pode ser concretizado com muita luta, não é mérito de gestor A ou B. É uma conquista de todos os cearenses", frisou o governador.
Na transmissão ao vivo, Camilo Santana também falou sobre segurança pública. Ele confirmou que o Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) será inaugurado em Canindé e reafirmou o desejo de aumentar o efetivo. "Ontem participamos da aula inaugural de mais 1.400 homens da Polícia Militar. Já chamei a primeira turma e quero chamar a segunda ainda este ano. Com esses 2.800 policiais, quero ampliar o Raio. Implantar, por exemplo, uma equipe em Caucaia, Horizonte, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Aracati, Camocim, entre outros. Até o próximo ano, desejo instalar em cada uma dessas localidades esse policiamento que tem trazido um grande resultado".
Iara Araújo perguntou quais são as novidades na área da educação. Camilo disse que se orgulha dos resultados alcançados, reforçando o último resultado do Ideb, em que entre 100 melhores escolas públicas do país, 77 são do Ceará. E acrescentou: "A grande novidade é que estamos implantando as primeiras escolas de Ensino Médio de tempo integral. Não só traz ensino, estabilidade, como segurança para nossos jovens, que terão além de aulas das disciplinas normais, aulas de informática, línguas, etc. Somadas às Escolas Estaduais de Educação Profissional, que são 116, já são 187 escolas de tempo integral e vamos aumentar muito mais".
Ainda em relação à educação, o chefe do Executivo anunciou duas notícias em primeira mão durante a transmissão: a criação do Centro de Línguas Estrangeiras no interior do Estado e o pagamento do piso nacional para professores em 2017. "Eu disse que no meu governo professor não teria prejuízo. Em breve, o secretário Idilvan Alencar estará anunciando a data do pagamento. É uma forma de reconhecimento da categoria. Mesmo em um período de dificuldades econômicas, de seca, sempre mantivemos educação como nossa prioridade".
Bruno Sampaio questionou se as contas do Estado estão realmente em dia. A resposta foi positiva. "Esse trabalho tem sido feito com muita austeridade, determinação, cortando onde é possível cortar, tirando alguns privilégios. Cortei cargos comissionados, salários de secretário, passagens, para que possamos continuar investindo. As contas do Ceará estão rigorosamente em dia, já estamos juntando para pagar a primeira parcela do 13º salário no segundo semestre. Não à toa, somos o segundo Estado com maior investimento do país", disse.
Já Gardênia Silva criticou o atendimento do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Iseec). "O Ceará é o único estado que não cobra por esse tipo de serviço. No início do meu governo, investíamos cerca de R$ 80 milhões e aumentamos para 100 milhões. Infelizmente, não podemos aumentar os recursos agora. Eu gostaria muito, mas com a atual situação econômica, não é possível. Mas saiba do nosso esforço para discutir com muita transparência as opções para melhorar os serviços do Iseec", respondeu Camilo.
O internauta Claudinei Campos perguntou sobre a chegada de novas viaturas da polícia no município de São Benedito. O governador afirmou que mais de 200 unidades já estão compradas, estão sendo adesivadas, e em breve serão distribuídas por todo o Estado.
Por fim, Ana Amorim perguntou quando o Hospital Regional de Quixeramobim vai funcionar 24 horas por dia. "Tivemos alguns problemas, mas a construtora já está resolvendo. Não vamos medir esforços, estamos cobrando recursos do Governo Federal, exigindo uma visita, pois nada melhor do que ver de perto. Poucos equipamentos do país são como aquele e vamos fazer de tudo para fazê-lo funcionar plenamente, 24 horas por dia", concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário