quarta-feira, 5 de abril de 2017

Resumo da sessão desta terça-feira, 4 de abril

A Câmara de Vereadores do Crato voltou a se reunir nesta terça-feira, 4 de abril. A sessão recebeu a visita do secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, assim como discutiu assuntos relacionados à água, educação, saúde, defesa dos direitos das mulheres, entre outros.
O Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB) anunciou a criação de uma comissão para acompanhar o destino das doações de terrenos feitas em administração anterior. Os parlamentares fiscalizarão, por exemplo, se empresas se instalaram e geraram empregos a partir destes terrenos.
Confira resumo da sessão:
No Pequeno Expediente a Câmara do Crato recebeu a visita, espontânea, do Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê. Ao usar a Tribuna, ele contestou a fala do radialista e dramaturgo Francioli Luciano que se expressou na sessão de segunda-feira (3).
O secretário também apresentou dados de sua atuação na Secretaria de Cultura do município e anunciou projetos. Dois deles se destacaram durante a sessão: a reabertura do Cineteatro Municipal Salviano Arraes e a parceria junto à Universidade Federal do Cariri (UFCA) para ações no espaço.
Ainda no Pequeno Expediente, o biólogo Weber Girão também fez uso da Tribuna para comentar a situação do abastecimento de água no Sítio Páscoa. Segundo contou, há anos a comunidade precisa de água, cujo encanamento deve passar em propriedade da Aquasis, ONG que atua na preservação ambiental em Crato.
“Nós nos propusemos a oferecer alternativas para que a comunidade tenha água”, disse Weber. “A Aquasis abre mão para que o encanamento passe pela empresa. Queremos apenas a proteção do meio-ambiente”, acrescenta.
O vereador Roberto Anastácio (PTN) comentou a ida à sessão do Secretário de Cultura. De acordo com o parlamentar, a ida do secretário à sessão demonstra transparência da atual gestão, especialmente ao se comparar à administração anterior. Bebeto também destacou aspectos da celebração de convênios entre a Prefeitura e entidades.
Pedro Alagoano (PSD) ressaltou a inadimplência de usuários da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). Um hotel de Crato, conforme relatou em sessão, deve cerca de R$ 50 mil à Saaec, “enquanto pessoas com dívidas muito menores tiveram o fornecimento de água interrompido”.
Maurício Almeida (PDT) disse buscar informações sobre as matrículas de alunos na Vila da Música, recentemente inaugurada pelo Governo do Estado em Crato e gerenciada em parceria com a Solibel – Sociedade Lírica do Belmonte.
Thiago Esmeraldo (PP) apresentou dados sobre a violência cometida contra mulheres na região do Cariri para reforçar sua proposta, em requerimento, de instalação do Nudem (Núcleo Especial de Defesa dos Direitos da Mulher) em Crato. O órgão é regional e, devido ao Crato ter proporcionalmente números mais críticos desse tipo de violência, deveria ser implantado neste município.

Adil Sampaio (PSC) comentou sobre a interrupção de serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e solicitou atendimento para requerimento que vida melhorias no bairro Seminário.
Amadeu de Freitas (PT) citou estar prevista no orçamento participativo da Defensoria Pública a construção de uma sede para o órgão em Crato. Isto facilitaria a vinda do Nudem para o município cratense.
No Grande Expediente, o vereador Pedro Lobo (PT) expôs assuntos discutidos em reunião com representantes do Sebrae, ocorrida no gabinete do prefeito.
O encontro objetivava traçar planos de fomento ao microempreendedor cratense que contará com políticas públicas da atual gestão. Entre as medidas planejadas está a criação da Sala do Empreendedor, com esta visão.
Comissão de Vereadores
Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB) anunciou que criará uma comissão de vereadores com a incumbência de analisar o destino dado a terrenos doados em administração passada.
Audiência Pública
A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir na próxima segunda-feira, 10, em sessão ordinária. Na sexta-feira, dia 7, o Legislativo promoverá audiência pública que buscará somar forças a fim de empréstimo de prédio do Sesi para instalação de escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário