O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Ceará deu início à formação de técnicos em Agronegócios em duas cidades do Sertão Central, Quixadá e Quixeramobim. O curso, gratuito, com duração de dois anos, faz parte da Rede de ensino à distância – Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC). A formação ocorre de forma semi-presencial e presencial, com aulas de campo.
Segundo o SENAR/Ce 25 alunos de cada cidade participam da formação especial, realizada em convênio com duas unidades de formação superior, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Quixeramobim, e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), no campus da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), em Quixadá.
O superintendente do SENAR/Ce, Paulo Helder Braga, informou que com a inauguração dos polos de Quixadá e de Quixeramobim a entidade passa a contar com quatro polos de formação da Rede e-Tec no Ceará. Os dois primeiros foram implantados em 2015, em Fortaleza e no município de Cascavel. As primeiras turmas, com 167 profissionais, serão formadas em agosto deste ano, ressalta o superintendente.
Sobre o Curso
De acordo com o SENAR/Ce, este é o primeiro Curso Técnico de nível medido na modalidade à distância promovido pelo SENAR em parceria com a Rede e-Tec Brasil do MEC. A principal finalidade è promover de maneira democrática o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), beneficiando-se das possibilidades de alcance e estratégias metodológica da Educação à Distancia (EAD). O Curso de Técnico em Agronegócio executado pelo SENAR tem duração de quatro semestres, com 1.230 horas, sendo 20% destinadas a encontros presenciais.
Nas aulas práticas de campo, são abordados temas como: Economia Rural, Empreendedorismo e Plano de Negócios, Gestão da Produção e Logística, Tecnologia e inovação na Agropecuária, Introdução ao Agro, Associativismo, Cooperativas e Sindicatos, Gestão de Pessoas, Marketing Aplicado ao Agro, Assistência Técnica e Extensão Rural, Qualidade e Segurança Alimentar, Gestão de Projetos, Técnicas de Produção Vegetal , Técnicas de Produção Animal, Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário