sábado, 2 de setembro de 2017

Cavalgada marca o início da romaria de Nossa Senhora das Dores em Juazeiro

Juazeiro do Norte. Cerca de 400 cavaleiros, vaqueiros e amazonas percorreram as ruas do município, na manhã desta sexta-feira (01), dando início à romaria de Nossa Senhora das Dores – a segunda maior do Ceará. Conduzidos pela imagem da padroeira da cidade, a cavalgada saiu da Praça do Giradouro e terminou na Praça dos Romeiros, onde foi realizada a missa dos vaqueiros e a bênção dos animais, pelo Padre Cícero José.
A imagem de Nossa Senhora das Dores, conduzida no tradicional carro de boi, guiou os cavaleiros no trajeto que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Segundo o Padre Cícero José, idealizador da cavalgada, o evento é o marco do início da festa e busca resgatar a participação daqueles que deram início às experiências de peregrinação à Juazeiro. “As primeiras romarias aconteciam a pé e também a cavalo, com romeiros de vários estados do Nordeste. Nós queremos que os juazeirenses e pessoas da cidades vizinhas vivam essa experiência”, explica o pároco.

Organizada pela Secretaria de Turismo e Romaria, com o apoio da Secretaria de Agricultura, a cavalgada é uma homenagem ao centenário da romaria Nossa Senhora das Dores. O prefeito Arnon Bezerra destacou que o evento se tornará parte do calendário de festas da padroeira do Município, exaltando a história dos primeiros visitantes. “Foi através do animal que o romeiro chegou aqui pela primeira vez. Aqui, trouxeram arte, sua cultura e alegria. Nós vamos continuar fazendo história. Todos nós temos a responsabilidade de conduzir essa cidade na inspiração do Padre Cícero”, acrescentou.
Com o início da festa, a Basílica de Nossa Senhora das Dores terá celebrações diariamente. Além disso, está sendo construída uma cidade cenográfica, dentro da praça dos Romeiros, que resgata a arquitetura da Vila Tabuleiro Grande, sítio que deu origem a Juazeiro do Norte. No espaço haverá quermesses e apresentações culturais.
Romaria
Durante os dias 09 e 15 de setembro, são esperados cerca de 400 mil romeiros em Juazeiro do Norte. A Prefeitura realiza pequenas obras para melhorar e estrutura e o aspecto do Município. A principal delas é o estacionamento do romeiro, que poderá receber 185 veículos de grande porte. Enquanto a segurança e cuidado do patrimônio será feita por um contingente de 85 guardas civis, que terão apoio, pela primeira vez, de uma unidade móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário