A Diocese de Crateús se prepara para realizar o 11º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (Encontrão das CEBs). Será nos dias 2 e 3 de setembro, na cidade de Crateús, e terá como assessores o cantor Zé Vicente e o leigo membro da comissão para o laicato na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Celso Carias.
Com a temática principal “CEBs e os Desafios do Mundo Urbanizado”, o evento será dividido em oito espaços, denominados “tendas”. Cada tenda terá uma temática especifica com as seguintes linhas de estudos: Família e relações de gêneros; liberdade e pluralismo; CEBs no bioma Caatinga; ameaças e cuidado com a vida; cidadania, ética, economia e política; CEBs, identidade e espiritualidade; Habitação, trabalho, migração; e cultura, artes, comunicação.
De acordo com o padre Jefferson Carneiro (Geu), um dos organizadores do encontro, já estão inscritos mais de 800 participantes das 15 paróquias e uma Área Pastoral, que compõem a Diocese de Crateús. “Será um momento de estudo, reflexão, oração e festa. Desde janeiro que cada paróquia se prepara para esse encontro, que será a culminância dos trabalhos realizados em cada comunidade”, destacou.
O padre ressaltou todo o apoio do bispo da Diocese de Crateús, dom Ailton Menegussi, e o acompanhamento dos padres e religiosos em toda a “caminhada” que antecedeu esse encontro. Ele adiantou que o 11º “Encontrão das CEBs” também é um momento de preparação e fortalecimento dos religiosos para o Encontro Interclesial, que acontecerá em Londrina, no Paraná, de 23 a 27 de janeiro de 2018.
O Encontro das CEBs acontece a cada quatro anos e tem objetivo de provocar a sociedade a refletir, à luz da Palavra de Deus, sobre problemas que afligem a população. Solicitado a fazer uma avaliação desses encontros, que já chega a 11ª edição, Padre Géu lembrou que no último dia 23 de agosto a Diocese de Crateús completou 53 anos e destacou a evolução dessa “caminhada”.
“O Tempo tem a força de fazer crescer, mas também tem a força de fazer regredir. Essa evolução mostra que esse jeito de fazer Igreja continua reunindo, integrando e fortalecendo nosso povo”, comemora o religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário